Manual de sobrevivência para peregrinos

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) reuniu vários conselhos num folheto e num curto vídeo, especialmente dedicados à peregrinação de maio de 2017, e que a Direção Geral de Saúde (DGS) disponibiliza no seu site.

O descanso é muito importante neste percurso, independentemente dos quilómetros que ainda tenha pela frente. Se a cabeça não descansa, o corpo não obedece. Venha de onde vier, durma pelo menos seis horas por dia, faça pausas durante as horas de maior calor, quando se sentar eleve os pés e se possível faça-o à sombra. Os pés merecem a máxima atenção, cuide bem deles. Lave-os sempre que necessário, recorra aos serviços de apoio a peregrinos espalhados por vários pontos do país.

Caminhar dezenas, centenas ou até milhares de quilómetros tem o que se lhe diga. A recomendação é não fazer mais de 30 quilómetros por dia, caminhar em fila indiana e sempre com colete refletor – os primeiros e últimos da fila devem, aliás, estar muito bem visíveis -, ter sempre atenção às regras de segurança de quem circula nas estradas, sempre do lado esquerdo de frente para os veículos. E não ignorar o sol, proteger-se dos raios ultravioletas com protetor solar nas partes do corpo mais sensíveis e expostas e levar chapéu na cabeça. E não se esqueça: veja tudo o que está ao seu redor e faça-se ver a quem orbita no seu raio de ação.

Já deve estar a caminho, mas nunca é tarde de mais para conferir se tem tudo o que precisa no seu kit de peregrino. Protetor solar, roupa leve e de algodão, telemóvel e respetivo carregador, lanterna, sapatos confortáveis, e o colete que brilha no escuro.

Caminhar dá fome e o estômago não pode andar a dar horas. Leve pão ou tostas e frutas frescas e secas na mochila. Frutos secos como amendoins, nozes, amêndoas e outros frutos gordos dão energia. Evite alimentos que se estragam com facilidade, que tenham cremes e recheios de ovos, por exemplo.

Já deve estar a caminho, pois claro, mas nunca é tarde de mais para conferir se tem tudo o que precisa no seu kit de peregrino. Protetor solar, roupa leve e de algodão, telemóvel e respetivo carregador, lanterna, sapatos confortáveis, e o colete que brilha no escuro. E não esquecer a medicação habitual. Em alguns casos, aconselha-se a ida ao médico de família antes de se fazer à estrada.

E, já sabe, caso não se sinta bem avise imediatamente alguém que esteja perto de si. A linha Saúde 24 está disponível a qualquer hora para qualquer eventualidade no 808 24 24 24 e há ainda o número de emergência 112.

Além do folheto, o SNS fez um vídeo com 48 segundos dirigido aos peregrinos, disponível no site da DGS, com os cuidados a ter durante a caminhada em direção a Fátima, onde o Papa Francisco chegará na próxima sexta-feira à tarde para participar nas celebrações dos 100 anos das aparições em Fátima.