Doce e tropical, descubra a papaia

papaia

Há quem goste de cortar a papaia em duas metades, retirar as sementes e saborear a polpa à colher; há também quem não dispense a sua presença em pratos como a picanha ou fondue de carne, já que o seu sabor doce e tropical contrasta maravilhosamente com o paladar salgado do bife. Uma coisa é certa: ninguém dispensa uma boa papaia, bem madurinha e fresca, especialmente nos dias quentes de verão.

HISTÓRIA
Diz a lenda que um missionário japonês que morava no Pará (Brasil) foi até ao Havai, nos EUA, em trabalho. Aí, teve contacto com uma espécie de papaia de formato menor e mais doce da que ele conhecia em terras brasileiras. O missionário gostou tanto da papaia do Havai que trouxe algumas sementes no bolso para distribuir por alguns agricultores no Pará. Foi então que surgiu o fruto cujo sabor tão bem conhecemos.

Ninguém dispensa uma boa papaia, bem madurinha e fresca, especialmente nos dias quentes de verão.

BENEFÍCIOS
A papaia é um fruto tropical, inicialmente verde e rijo, que amadurece para um fruto amarelo, de polpa macia e alaranjada. Tem um alto teor em vitamina C, a qual protege as nossas células contra as oxidações indesejáveis, para além desta, também é uma boa fonte de vitamina A, sendo estas duas vitaminas úteis para o normal funcionamento do sistema imunitário. A vitamina A também desempenha um importante papel na manutenção de uma visão normal.

VALORES NUTRICIONAIS
(por cada 100gr)

  • 39 kcal
  • Vitaminas: C
  • Minerais: Potássio

COMO CONSERVAR
Na fruteira, inteira e sem lavar, até 3 dias.

DICA
Escolha papaias com cor amarelada. A coloração amarela é um indicador do grau de maturação deste fruto. Frutos com uma tonalidade amarela podem ser consumidos de imediato ou em temperatura ambiente se preferir fruta mais madura.

Comece o dia em grande reforçando as vitaminas e minerais do seu organismo: descubra uma receita de papas de aveia com papaia, morangos e mirtilo.

Saiba mais sobre os alimentos que lhe fazem bem em