Dificuldades a gerir o tempo? Estas apps podem ajudar

WUNDERLIST

Esta aplicação ajuda-o a organizar o dia quando tem muitas tarefas a cumprir. A WunderList (gratuita para IOS, Windows e Android) pode ser uma ajuda preciosa, uma vez que cria uma lista de tarefas e emite alertas para recordá-lo dos assuntos que tem pendentes. Pode também partilhar os seus compromissos com amigos, familiares ou colegas de trabalho.

EVERNOTE

É provavelmente um dos gestores de tempo mais utilizado por quem não o tem. Todos os seus apontamentos são pesquisáveis, pode anexar links às tarefas e criar grupos para qualquer tipo de projeto. Captura, organiza e partilha notas em qualquer local. As suas melhores ideias estarão sempre consigo e sempre sincronizadas. O logótipo alude «à memória de um elefante».

SMARTER TIME

É quase o substituto de um assistente pessoal. É uma aplicação extremamente produtiva que se vai configurando ao ritmo do seu dia. Personaliza as suas atividades e organiza-as de forma a manter o equilíbrio em todas as frentes do quotidiano, seja de trabalho, refeições, desporto ou descanso, através de um gráfico conseguirá perceber se está, ou não, a ser produtivo.

DAY ONE

Gosta de tirar fotografias do seu dia-a-dia, de fazer fotojornalismo por iniciativa, mas não tem paciência nem tempo para depois organizá-las de forma cronológica? Esta aplicação, que a revista Time elegeu como uma das 50 melhores, é perfeita para isso. É elegante, rápida e as suas memórias ficam preservadas numa nuvem para sempre. Só está disponível para software IOS.

CLEARFOCUS

Já ouviu falar na técnica de Pomodoro? Foi desenvolvida no final dos anos de 1980, por Francesco Cirillo, e consiste na utilização de um cronómetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos com 5 minutos de pausas. Esta app fá-lo-á cumprir o objetivo, é fácil de se utilizar e passará a ser um mestre da produtividade.

LASTPASS

Que atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de uma password. Esta aplicação gere todas as suas palavras-chave numa só. Esqueça os dias em que perde mais de dez ou vinte minutos com mensagens de confirmação e reposição para aceder ao seu e-mail ou a outro «lugar».

ESTRADAS.PT

Sai à pressa de casa e segue pelo caminho habitual para o trabalho sem saber como está o trânsito? Apostamos que às vezes fica preso num engarrafamento, sem margem de manobra. Descarregue esta aplicação, que tem informações importantes em tempo real sobre as estradas. É a aplicação do site oficial da «Estradas de Portugal», através da qual pode aceder a câmaras com informações sobre condicionamentos do trânsito. A aplicação é gratuita, mas apenas está disponível para sistemas android.

E-FATURA

Se é daquelas pessoas que não sabe das faturas que já registou e que nunca estão em ordem, então recorra a esta aplicação que o ajudará a pôr as contas em dia. Permite ao utilizador consultar e validar faturas, e ainda inserir as que não foram devidamente comunicadas à Autoridade Tributária. Poupar-lhe-á imenso tempo (e dinheiro) na altura de preencher a declaração do IRS.

FARMÁCIAS PORTUGUESAS

Uma dor de cabeça inesperada, arrepios de frio, dor de estômago e nada para tomar em casa? A aplicação das Farmácias Portuguesas permite-lhe localizar as que estão abertas e mais próximas de si. Pode ainda comprar os remédios diretamente na app, reservá-los e só pagar quando for levantá-los. Se não estiver em condições de sair de casa, peça para lhe levarem ao domicílio. E se tiver o cartão de saúde utilize os pontos e vales de descontos nas suas compras. Outra funcionalidade, não menos útil, é a possibilidade de esta aplicação criar alertas para tomar os medicamentos.