Como cortar 500 calorias por dia sem esforço

calorias

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

AVEIA

É uma ótima opção de pequeno-almoço, muito mais que os típicos cereais que consumimos e nos trazem logo um aporte de 375 calorias por cada 100 gramas – contra as 184 calorias em igual quantidade de aveia. Saudável, sem açúcares adicionados, experimente fazê-la simples com um pouco de canela, para começar. Depois é ir acrescentando frutas a gosto para diversificar o sabor.

ATUM

É dos peixes mais consumidos a nível mundial, mas atenção: devido ao teor em gordura, o atum em lata é altamente calórico: 80 gramas contêm uma média de 190 calorias, enquanto na variedade em conserva ao natural desce para as 90. Tenha atenção aos rótulos e o cuidado de escorrê-lo sempre antes de comer.

GELADOS

QUEQUES

São apetecíveis, viciantes, a comer com muita moderação para não comprometer a linha. Porém, tal como sucede com os gelados, não tem de lhes dizer adeus para sempre: é tudo uma questão de optar por versões mais saudáveis, com pouco açúcar e alguma criatividade. Como esta de trocar o chocolate por gengibre, que permite aconchegar a vontade de bolos com umas 200 calorias em vez de 535.

SNACKS

Embora saudáveis, 100 gramas de frutos secos somam mais de 600 calorias, pelo que há que pensar bem antes de comê-los como se fossem tremoços. Se não passa sem o seu snack, prefira umas pipocas sem açúcar, sal ou gordura – cortará logo pela metade as calorias dos frutos secos. E se gosta mesmo é de batatas fritas, experimente esta nossa receita ou faça uma adaptação em casa com vegetais: terão pouco mais de 200 calorias em vez das 500 por 100 gramas de chips.

BATATAS

A mais benéfica para a saúde é a batata-doce, rica em antioxidantes e fibras solúveis que ajudam a prevenir cancros e diabetes, além de diminuir o apetite. Se ainda assim quiser a batata comum, diz o site espanhol Deporte y Vida que as congeladas apresentam um amido mais saudável – e saciante – que o das frescas, levando-nos a cortar nas quantidades.