Notícias Magazine: uma grande conferência para falar sobre a família

de Ana Patrícia Cardoso

Que famílias temos. Que famílias queremos. E como podemos encontrar o meio termo saudável e que nos deixe felizes. Este é ponto de partida para a grande conferência «Retrato de Família», que a Notícias Magazine organiza no próximo dia 11 de outubro, no auditório do ISCTE, em Lisboa, a propósito dos 25 anos da marca.

Ao longo da manhã haverá debates, apresentações, palestras, dúvidas e muita reflexão. Para isso contaremos com a presença do psicólogo Eduardo Sá, da terapeuta de bebés Constança Cordeiro Ferreira e do jornalista e autor brasileiro Marcos Piangers.

O psicólogo clínico Eduardo Sá falará sobre os pequenos passos que podemos dar para garantir grandes conquistas na relação com os filhos – e com o outro adulto que pode viver lá em casa. Muitas vezes, em vez de estabelecermos objetivos muito ambiciosos, será mais útil apontarmos para o que é realmente prático e está ao nosso alcance mudar. Será essa uma das mensagens que o psicólogo levará ao auditorio B203 do ISCTE no dia 11: e se em vez de mais tempo com os filhos pensarmos em melhor tempo com os filhos?

A terapeuta de bebés Constança Cordeiro Ferreira irá responder a dúvidas sobre os primeiros tempos de vida de um bebé, angústias de grávidas em fim de gestação e preocupações naturais sobre o sono, a alimentação ou a forma como a tranquilidade dos pais pode influenciar muito a tranquilidade dos filhos.

O autor brasileiro Marcos Piangers regressa a Portugal para esta conferência, na qual falará sobre a tentativa dos pais em educar bons seres humanos. Os vídeos de Marcos (em particular a famosa conferência TEDx) já foram vistos milhões de vezes e a capacidade de comunicação do jornalista não deixa ninguém indiferente – seja pai, mãe, tio ou avó.

A conferência «Retrato de Família» contará ainda com um depoimento do médico João Gomes Pedro, o homem que revolucionou a pediatria em Portugal, no qual nos dará conta, entre outras coisas, do que mudou em cinquenta anos de profissão: o que mudou na medicina, o que mudou na abordagem dos médicos aos pequenos pacientes, mas também o que mudou nos pais ao longo destas cinco décadas.

A conferência será moderada por Catarina Carvalho, diretora da Notícias Magazine, pelo editor executivo Paulo Farinha e pela editora Catarina Pires.

Pode inscrever-se e consultar o programa da conferência AQUI.

———————–
EDUARDO SÁ é psicanalista e professor na Universidade de Coimbra e no ISPA-Instituto Universitário. É diretor clínico da Clínica Bebés e Crescidos, da Consulta Universitária da Criança, do Adolescente e do BABYLAB-Laboratório de Psicologia do Bebé da Universidade de Coimbra. Escreveu vários artigos e livros científicos na área da psicanálise, da psicossomática e de livros de divulgação no âmbito da saúde familiar e da educação parental.

CONSTANÇA CORDEIRO FERREIRA, fundadora e diretora do Centro do Bebé, é terapeuta de bebés e conselheira de aleitamento materno. Lançou os livros Os Bebé Também Querem Dormir (abril 2015) e O Livro de Magia das Mães (julho 2016). Ajuda as famílias a compreenderem melhor os seus bebés e a superarem dificuldades de amamentação, choro inconsolável, cólicas e noites mal dormidas.

MARCOS PIANGERS é jornalista, palestrante, autor e apresentador de programas de rádio. Encontrou nas duas filhas o pretexto ideal para reflexões sobre o papel do homem na família, a partilha de tarefas em casa, as dúvidas sobre a parentalidade. Os vídeos dele já foram vistos mais de trinta milhões de vezes e os livros que escreveu já ultrapassaram os 150 mil exemplares vendidos no Brasil. O primeiro, O Pai É Top está à venda em Portugal.