Este chocolate não engorda. E deixa-nos 20 anos mais novos

chocolate

Texto NM | Fotografias Shutterstock

Falar em controlo é fácil quando se trata de chocolate, já resistir-lhe é outra história. «Há dias comprei três tabletes XL para ter em casa – a ideia era ir comendo aos poucos, para saborear – e despachei tudo nessa mesma noite», conta Teresa Santos, entre a aceitação e a vergonha. «Não consigo viver sem chocolate, é um vício. Quanto mais quadradinhos como, mais vontade tenho de repetir uma e outra vez aquela experiência de chocolate a derreter-se na boca, até acabar.»

A boa notícia para todos os chocolatómanos (incluindo os diabéticos) chama-se Esthechoc e chega-nos da Universidade de Cambridge, Inglaterra, onde uma equipa de cientistas concebeu um chocolate funcional que não engorda: foi pensado para ser comido diariamente e tem apenas 38 calorias, uma ninharia.

Na verdade, são duas boas notícias, já que o Esthechoc ajuda ainda a rejuvenescer: 7,5 gramas por dia, durante quatro semanas, traduzem-se numa melhor microcirculação sanguínea e maiores níveis de antioxidantes no organismo, que retardam o aparecimento de rugas e pele flácida. Os pesquisadores falam em resultados metabólicos que parecem tirar-nos 20 anos de cima.

«Este chocolate não vai reverter o processo e tornar as pessoas mais jovens, mas espero que possa abrandar o envelhecimento dos tecidos e inibir os processos que são responsáveis por ele», explica o investigador Ivan Petyaev, da Universidade de Cambridge, que durante dez anos se debruçou sobre os mecanismos moleculares do envelhecimento, polifenóis do cacau e radicais livres.

«Este chocolate não vai reverter o processo e tornar as pessoas mais jovens, mas espero que possa abrandar o envelhecimento dos tecidos e inibir os processos que são responsáveis por ele», explica o investigador Ivan Petyaev.

«Todos nós envelhecemos, mas o objetivo deste produto é ajudar a ter algum controle sobre essa evolução», sublinha o pesquisador. Por alguma razão o Esthechoc é também conhecido como Cambridge Beauty Chocolate – o Chocolate de Beleza de Cambridge.

Claro que não existe bela sem senão e, neste caso, o contra é o preço: o Esthechoc pode ser adquirido no site oficial da marca em caixas de 21 barras para um consumo de três semanas – cada caixa fica por 55 dólares (46 euros), contendo sete chocolates embalados individualmente – ou num plano para três meses que sai a 165 dólares (cerca de 148 euros). Nada de muito extravagante, contudo, se considerarmos os efeitos cosméticos do dito.

E sim, é possível treinar os sentidos para perceber as nuances de um bom chocolate, da mesma forma que se aprende a saborear bom vinho. Descubra na nossa fotogaleria como potenciar ao máximo este doce prazer.