Chicago junta-se ao Havai. Andar de olhos no telemóvel vale multa

Texto de João Tomé

Existem muitas regras para os condutores evitarem acidentes. É proibido atender chamadas (colocando o telefone ao ouvido) escrever mensagens no smartphone enquanto estamos ao volante. Este ano a preocupação transbordou para os peões. A moda de estar sempre de olhos postos no smartphone parece ter tornado os seres humanos em zombies. Vão pouco concentrados nos passos que dão na rua, seguem devagar pelo passeio e com a cabeça para baixo na maior parte das vezes. O perigo pode estar à espreita, ao ponto de já existirem regras nos Estados Unidos para desencorajar esta prática.

Honolulu, no Havai, foi a primeira cidade a punir com multas até 99 dólares (85 euros) – são só 35 dólares para infratores de primeira vez – os peões que atravessam uma rua, via rápida ou autoestrada com os olhos postos no seu aparelho móvel eletrónico. A lei foi aprovada em julho e entrou em ação em outubro.

Agora chegou a vez de Chicago, conhecida como a Cidade Ventosa, a terceira mais populosa dos Estados Unidos, a preparar-se para aderir à moda das multas e com um acréscimo considerável nos valores.

Dois responsáveis governativos da cidade, Edward Burke e Anthony Beale, estão a finalizar a proposta que deverá ser aceite pelo Mayor da cidade, preocupado com os números em Chicago, onde só este ano já morreram 27 peões.

A polícia da cidade deverá passar multas entre os 90 e os 500 dólares (de 77 a 430 euros) por esta infração, de acordo com a CBS Chicago. Especialistas em segurança garantem que os números de peões mortos nos Estados Unidos tem crescido consideravelmente: das 5.376 pessoas em 2015 passou-se para 6000 o ano passado, uma subida de 22% face a 2014.

E há mais cidades a preparar a legislação. A próxima na lista deverá ser Stamford, no Connecticut, que também tem uma proposta para multar até 30 dólares quem caminhe pela rua com os olhos postos telemóvel. Resta saber se a moda também vai chegar à Europa ou a Portugal.