Casablanca: Já passaram 75 anos

Foi há 75 anos, num 26 de novembro (1942), que tudo aconteceu, com a estreia em Nova Iorque de Casablanca, realizado por Michael Curtiz.

Texto de Ricardo Santos

O elenco era de luxo, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman nos principais papéis. Vivia-se a Segunda Guerra Mundial e os Aliados preparavam-se para invadir o Norte de África. Em Janeiro de 1943 chegou ao circuito comercial e nesse ano arrecadou três Óscares – Melhor Filme, Realizador e Argumento Adaptado.

Além dos prémios, Casablanca conquistou o coração dos cinéfilos graças ao tema musical As Time Goes By e a deixas inesquecíveis como «Play it again, Sam!».

Curiosamente, essa frase da personagem anti-herói de Bogart nunca é proferida no filme. Sentado no bar, Rick apenas diz ao pianista: «Tocaste essa música para ela, agora vais tocá-la para mim.»

Num registo diferente mas igualmente histórico, o 26 de novembro mas de 1976 também deixou marcas na música. Nesse dia foi lançado Anarchy in the U.K., o tema de estreia dos Sex Pistols, a pioneira banda inglesa de punk rock. Menos romântico do que o outro.