Carlos Areia: «Houve momentos em que me distraí de quem mais amo.»

Notícias Magazine

Texto de Marcelo Teixeira | Fotografia de Leonel de Castro/Global Imagens

Fez comédia e drama, teatro e televisão, e o seu rosto é conhecido de todos os que acompanharam, durante os últimos 30 anos, séries e telenovelas dos nossos principais canais televisivos.

«A família é o que mais importa», afirma Carlos Areia.

Pai de duas filhas de casamentos diferentes, diz-se um homem de «grandes paixões», que de «materialismos nunca tirou nada». Talvez por isso considere que os mais de cinquenta programas nos quais contracenou com tantas outras figuras incontornáveis do entretenimento nacional, apenas «o enriqueceram culturalmente».

«A família é o que mais importa», afirma Carlos Areia. E aos 73 anos é com esse sentimento que admite «ter tido momentos em que se distraiu dos que mais ama, por descuido e nunca por mal».

É para a família e para alguns amigos que está lá em primeiro lugar, diz.

Dono de uma voz característica mas num tom já não tão alegre como o conhecemos, realça que a vida o ensinou a lidar com muitas desilusões, «tanto a nível profissional como pessoal», e que tem vindo a sentir, ao longo dos anos, a «perda de valores como a solidariedade».

Foi sempre num jeito bem-humorado que desempenhou qualquer papel, mas a vida trouxe-lhe uma «realidade mais triste», motivada por alguma «ingenuidade de acreditar demasiado nos outros». Reafirma que é para a família e para alguns amigos que está lá «em primeiro lugar», de forma a protegê-los de uma «sociedade cada vez mais agressiva».

1981: ARTE

Ano em que se estreou como ator profissional na peça Chá e Porradas no extinto Teatro ABC, no Parque Mayer.

31: DEZEMBRO

Na véspera do Ano Novo, o ator que entrou em séries e novelas em todos os canais celebra 74 anos.

342: DINHEIRO

É o dinheiro que recebe do complemento solidário para idosos e têm sido algumas as entrevistas em que conta como é viver com esses valores.

48: AMOR

É o número de anos que o separa da namorada. A relação com a atriz Rosa Soares é a prova de que o amor não escolhe idades.

2: FILHAS

Cristina Areia, também atriz e agora a viver em Londres, e Dulce Areia.