OPINIÃO

Bacalhau, o fiel amigo

É mais difícil encontrar um restaurante em Portugal que não sirva bacalhau do que uma agulha no palheiro, tão forte é a relação que o nosso país estabeleceu com este peixe, que tem no Atlântico Norte a sua casa de eleição.

Isto no caso do Gadus morhua, que é o membro da família Gadidae que nós por cá preferimos, que tem no mar da Noruega o seu habitat – e também na Islândia, onde, pasme-se!, a maior parte ainda é pescado tradicionalmente à linha.

CRIATIVIDADE NO CONSUMO
É rei dos fornos, mas isso não significa que só possa ser consumido desta forma. Experimente adicionar algumas lascas a uma sopa de tomate, por exemplo, ou colocá-lo sobre uma cama de puré de batata-doce.

VALORES NUTRICIONAIS
(por cada 100gr)

  • 80 kcal
  • Vitaminas: B3, D
  • Minerais: Fósforo

COMO CONSERVAR
Muito embora o bacalhau seco já tenha um período alargado, se quiser congelar, o melhor será demolhá-lo e secá-lo de seguida. Pincele com azeite para evitar que fique ressequido e congele em recipiente bem fechado.

Sabia que…
Para ter a certeza que escolhe o melhor bacalhau, segure-o na horizontal, pelo lado onde estava a cabeça e certifique-se que não dobra em demasia.

Descubra uma receita para aquecer os dias de outono, com este delicioso peixe.

Saiba mais sobre os alimentos que lhe fazem bem em