OPINIÃO

Azia? Como acabar com esse ardor

Os sucos gástricos saem do estômago, sobem ao esófago, e o corpo dá sinais. Acabar com esse ardor dentro de si? Sim, é possível. Há alimentos que têm de desaparecer de cima da mesa e esqueça aquela sensação de alívio das bolhas das bebidas efervescentes.

Texto de Sara Dias Oliveira | Fotografia de Shutterstock

Na maioria dos casos, a azia é provocada por um refluxo de ácido. Alguns sucos gástricos do estômago sobem até ao esófago, ficam ali entre o estômago e a boca, e como contêm ácidos – o esófago não tem um revestimento de proteção como o estômago tem – surge aquela sensação de que alguma coisa queima por dentro, aquela sensação de ardor. Quem ataca ferozmente o frigorífico pode ter azia, quem não o faz também pode sofrer deste mal. O que fazer?

Se há muita comida na barriga, os ácidos gástricos tendem a subir até ao esófago. Comer muito depressa e em grandes quantidades não é aconselhável. Deitar-se depois disso muito menos. A posição horizontal não ajuda nada. A postura direita, na vertical, faz que os sucos gástricos não tenham a tentação de subir até ao esófago, mantendo-se no estômago.

Muito stress, mais ácidos no estômago. Uma vida tranquila e uma alimentação sem fritos ou gorduras ajudam a eliminar O ardor dentro do corpo.

A alimentação é muito importante. Leite e rebuçados de mentol para tentar acabar com a azia? Há médicos que garantem que não são boa ideia. Os rebuçados porque relaxam a válvula que mantém os sucos no estômago, o leite porque as suas gorduras, cálcio e proteínas estimulam a produção de ácidos.

Há outros alimentos nada aconselháveis para a azia: cerveja, vinho, bebidas alcoólicas são alguns exemplos. E a cafeína deve também ser evitada porque pode irritar o esófago já de si inflamado, tal como os chocolates que, além de cafeína, têm gorduras. Alimentos fritos, gordos e oleosos não devem ser colocados em cima da mesa.

Os antiácidos costumam aliviar os sintomas, mas a toma regular desses comprimidos pode esconder um problema mais grave, que necessita de aconselhamento e tratamento médico.

E aquelas bebidas efervescentes com tantas bolhas que vão acalmar o ardor num instante? Também não. É uma falsa sensação de alívio porque, lá dentro, as bolhas alargam o estômago e provocam o mesmo efeito de que se comeu além da conta. Uma vida agitada também não ajuda. Muito stress, mais ácidos no estômago, dizem especialistas.

Os antiácidos costumam aliviar os sintomas, não têm praticamente efeitos secundários, a questão é que a toma regular desses comprimidos pode esconder um problema mais grave, que necessita de aconselhamento e tratamento médico, como uma úlcera, por exemplo.

Atenção a estes sinais:

  • Dificuldades ou dores ao engolir
  • Vomitar sangue
  • Falta de ar
  • Tonturas
  • Dores que atacam pescoço e ombros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.