É esta a sobremesa mais saudável do mundo, segundo a ciência

sobremesa

Texto NM | Foto da Shutterstock

Para a maioria das pessoas, a sobremesa é simultaneamente a melhor parte de qualquer cardápio e a que degustam com mais sentimento de culpa. Ela é açúcares refinados, gorduras saturadas, excesso. Os especialistas consideram-na totalmente dispensável e, no entanto, guardamos sempre um espacinho no estômago para ela, independentemente de quanto tivermos comido à refeição. Mas será que estamos mesmo condenados a saltar este prato?

“De acordo com inúmeras pesquisas, está provado que frutos secos, fruta e chocolate negro são alguns dos alimentos mais saudáveis que podemos comer”
Walter Willet
(Escola de Saúde Pública de Harvard)

A resposta é não, nem pensar nisso é bom, concluiu o renomado nutricionista Walter Willet, da Escola de Saúde Pública de Harvard. Com tanto que hoje se sabe sobre obesidade e gastronomia, tinha de haver maneira de se conseguir uma sobremesa que fizesse bem à saúde sem comprometer o sabor. E então ele próprio se lançou nesta cruzada de cavaleiro dos tempos modernos, apoiado na ciência para que não restem dúvidas.

“De acordo com inúmeras pesquisas, está provado que frutos secos, fruta e chocolate negro são alguns dos alimentos mais saudáveis que podemos comer”, explica num artigo da National Geographic. Ao conjunto, o especialista de Harvard chamou justamente “Os Três Prazeres” – assim mesmo, com letras maiúsculas – por acreditar que farão as delícias de qualquer comensal em qualquer restaurante, numa espécie de festa dos sentidos saudável.

“A simplicidade e o prazer captam a experiência do doce de uma forma que é leve, não decadente”, diz. E Willet sabe-o por experiência pessoal, nada de falar de cor sobre algo tão importante como a sobremesa. A sua confiança neste mix é de tal ordem que pede com frequência aos chefs, quando almoça ou janta fora, que se inspirem a preparar-lhe algo guloso assente em chocolate negro, fruta e frutos secos.

“A fruta tem vitaminas e minerais que protegem contra a diabetes e a doença cardíaca”, justifica. Os frutos secos idem, ao passo que os flavonoides do chocolate negro “reduzem a pressão arterial e a resistência à insulina”.

E sim, existem mil e uma maneiras de combiná-los aos três, razão por que Willet lançou a hashtag #3ForDessert para qualquer pessoa poder partilhar nas redes sociais as suas criações usando os três ingredientes-maravilha. Já pensou como vai querer a sua?