A pensar casar-se? Dicas para poupar no grande dia

Texto de Ana Pago | Fotos da Shutterstock

A imagem da noiva a avançar de branco pela mão do pai é o momento mais tocante de qualquer casamento. É ela a rainha da festa, mas nem assim é possível descurar a roupa do noivo, dos padrinhos e meninos das alianças, o espaço da cerimónia e do copo de água, ementa, as bebidas, o bolo, a decoração, os convites, o bouquet, as fotografias, as lembranças, a música. Itens somados, o dia mais feliz da vida dos noivos é também o mais caro e torna-se imprescindível definir um orçamento razoável.

A cerimónia É um momento único na vida do casal. E hoje em dia os noivos querem simplesmente mostrar o seu amor, o seu estilo e divertirem-se numa festa com as pessoas que mais estimam.

Existem dezenas de cerimónias possíveis e os próprios noivos podem melhorá-las, combiná-las, transformá-las e criar as suas, em pacotes simples ou mais sofisticados, logo que decidam o que pretendem fazer – e onde, para quem e por quanto –, sem receio de se enganarem na medida.

«Por mais modernos que sejam, muitos casais em relações sérias sentem que lhes falta algo se não celebrarem o seu casamento», considera Maria Cunha, autora do livro O Nosso Casamento e cofundadora do portal com o mesmo nome – ambos ferramentas essenciais para noivos aflitos.

«A cerimónia será para sempre recordada como um momento único na vida do casal. E hoje em dia os noivos querem simplesmente mostrar o seu amor, o seu estilo e divertirem-se numa festa com as pessoas que mais estimam», resume a especialista, ciente de que com maior ou menor ponderação, maior ou menor capacidade financeira, é difícil fazer um casamento em Portugal por menos de 15 mil euros.

A não ser, claro, que tenha uns quantos truques na manga para conseguir o casamento dos seus sonhos sem perder a cabeça – como estes que lhe deixamos agora na nossa fotogaleria. Até porque mais caro não significa melhor.