9 alimentos que pode comer à vontade (sem engordar)

É do conhecimento geral que comer bem não só ajuda a regular o peso como faz bem à saúde. Conhecer as propriedades dos alimentos é uma mais-valia na hora das refeições, uma vez que há alimentos que podem ser consumidos sem restrições. Se está preocupado com o peso ou já está a antever os quilos a mais por causa do Natal, este artigo pode ajudá-lo a equilibrar a sua alimentação.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de Shutterstock

PEPINO

Constituído sobretudo por água, o pepino contém apenas de 16 calorias. Neste caso, os nutrientes estão na casca e na pele, por isso, o melhor é não descascá-lo.

TOMATE

Para além de ser um alimento rico em vitaminas A, B e B2, fibras e sais minerais, o tomate ajudam também contém lipoceno, um carotenóide que é um poderoso antioxidante.

BRÓCOLOS

Para conservar os nutrientes os brócolos devem ser cozinhados a vapor. São ricos em vitaminas A, C, E e K e uma porção equivale aproximadamente a 20% das fibras que deveríamos consumir diariamente.

COUVE-FLOR

Não é o vegetal mais adorado mas comer couve-flor traz muitas vantagens para o organismo. Não só tem antioxidantes e fitoquímicos que ajudam a combater as doenças crónicas, como também é uma fonte de fibra e vitaminas C e K.

AMORAS

As amoras têm vitamina C e antioxidantes mas, para além disso, também ajudam a digestão e dão energia.

ALFACE

A alface é talvez o vegetal mais consumido como acompanhamento e ainda bem, porque é rica em vitaminas A e C e ferro. Cada porção tem apenas cerca de 10 a 20 calorias.

LARANJA

Toda a gente sabe que a laranja é rica em vitamina C. Mas esse não é o único benefício desta fruta. Também contém uma quantidade considerável de fibra que ajuda a combater o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.

MORANGOS

Sabia que há mais vitamina C numa porção de morangos que numa laranja? Esta fruta também tem antioxidantes e é uma excelente fonte de fibra, para além de fazer muito bem ao coração.

MIRTILOS

É a fruta que contém mais antioxidantes. Uma porção de mirtilos tem apenas 85 calorias e uma quantidade considerável de fibra (cerca de 14% do recomendado consumir por dia).

 

 

 

 

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