Caril Verde Tailandês

Notícias Magazine

Fotografia de Paulo Spranger/Global Imagens

INGREDIENTES: 4 c. de sopa de pasta de caril verde, 6 c. de sopa de óleo, 800 ml de leite de coco, 500 g de peito de frango ou perna de frango, 100 g de bambu, 20 g de açúcar amarelo, 60 ml de molho de peixe e 60 g de folhas de manjericão.
Pasta de caril verde tailandês: 6 malaguetas verdes frescas, 4 chalotas picadas, 10 dentes de alho, 1 c. de chá de galangal picado, 1 c. de chá de erva príncipe picada, 1 c. de chá de raiz de coentros picada, 8 grãos de pimenta branca, 1 c. de sopa de sementes de coentro tostadas, 1 c. de sopa de sementes de cominho tostadas, 1 c. de chá de pasta de camarão, manjericão ou espinafre (para dar a cor verde) e sal.

Para a pasta de caril verde: moa todos os ingredientes até obter uma pasta uniforme. Numa panela adicione o óleo, a pasta de caril verde e cozinhe durante um a dois minutos. Junte 100 ml leite de coco e cozinhe em lume brando. Junte a galinha e o bambu, cozinhe por três minutos e adicione o restante leite de coco. Deixe levantar fervura e cozinhe por mais sete minutos. Tempere com o açúcar, o molho de peixe e chili a gosto. No final adicione o manjericão, misture e retire do lume.

4 PESSOAS 30 MINUTOS ECONÓMICO

Wanda Saimuenkeaw Pinto Ribeiro (à direita) nasceu em Chiang Mai e vive em Lisboa há nove anos. Organiza workshops de comida tailandesa e confeciona pratos para fora (casa, eventos ou take-away). www.wandakitchen.com