5 truques para se livrar dos excessos a tempo do réveillon

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

Depois das celebrações e dos jantares com bom vinho, onde as dietas não têm lugar, toca a todos sentir a ressaca resultante dos excessos. A começar logo a seguir ao natal, quando sentimos ter engordado um ou dois quilos – e engordámos, de facto. E tudo isto a menos de uma semana do réveillon, propício a novos excessos.

Se pensarmos na superabundância de açúcar contida nos doces típicos da quadra, o cenário afigura-se assustador.

Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, a ingestão regular de açúcar causa problemas metabólicos, «nomeadamente obesidade, colesterol elevado, hipertensão, diabetes e processos inflamatórios que estão associados a esclerose múltipla, a doença de Alzheimer e ao cancro», entre outras patologias graves. Se pensarmos na superabundância contida nos doces típicos da quadra, o cenário afigura-se assustador.

«Após dias festivos, deve voltar à sua rotina e compensar por um ou dois dias a ingestão alimentar que realizou», sugere Sónia Marcelo, sublinhando a importância de se ingerir muitos líquidos como forma de limpar os principais órgãos depurativos, fígado e rins.

Se continua agoniado, sente-se cansado e não sabe bem como curar a ressaca do natal, siga estes passos que lhe deixamos na fotogaleria para preparar, em grande, a entrada no novo ano.