5 coisas que podem destruir relações no fim de ano (e como resolvê-las)

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

ÁLCOOL A MAIS

É natural abusar-se um pouco em período de festas, porém há que ter presente que beber demasiado pode afetar negativamente o parceiro, avisa Melissa Ferrari. E tudo porque estar alcoolizado é capaz de fazer ressaltar o pior de uma pessoa, levando-a a responder torto ou a encarar o que lhe é dito como provocação, o que acaba por gerar tensões na família e no grupo de amigos. Mais, diz: o facto de ficarmos lentos de movimentos traduz-se ainda numa maior dificuldade a resolver posteriormente as discussões com o outro (que por esta altura estará fulo connosco). Na dúvida, pare de beber antes de se sentir a perder o controlo. E em vez de falar muito, sorria.

IDEAL DE PERFEIÇÃO

Acontece: o casal chega disposto a tirar o melhor partido das celebrações familiares e logo vem a tia perguntar quando tencionam dar-lhe um sobrinho, tanto tempo, de que estão à espera? Ou então é a avó que não se conforma com o facto de viverem juntos há anos sem serem casados. Nunca, como nestes momentos, sentimos tanto a pressão para parecer que temos uma relação perfeita aos olhos dos outros. «O que muitas vezes não é congruente com a realidade», sublinha a psicoterapeuta, aconselhando o par a manter-se fiel às suas próprias expetativas, não às de terceiros.

ESPAÇO PARA SI

Há quem precise de ter o outro constantemente abraçado a si e quem prefira manter livre o seu espaço pessoal sem que tal signifique (de todo!) que ama menos o parceiro. «Um pode gostar de dormir agarradinho a noite toda e o outro querer alguma distância por muitas razões, incluindo ter calor», ressalva Melissa Ferrari, considerando fundamental levar estas idiossincrasias em conta para evitar danos irreparáveis na relação. Num período que mexe profundamente com as rotinas do casal, importa que nenhum dos dois se sinta rejeitado ou interprete essa necessidade de espaço como estando a ser afastado.

AGENDA SOBRELOTADA

É um momento tão aguardado, com tanto em que pensar e tanta gente a quem chegar antes do final do ano, que se torna muito fácil exagerar nos compromissos e perder o gozo. Especialmente quando o excesso de diversão boicota irremediavelmente o tempo para estar a dois, com tudo o que isso implica. «É muito importante o casal conversar previamente sobre esse planeamento e negociar entre si o que irá fazer ao certo, de forma a evitar conflitos entre ambos», aconselha Melissa Ferrari. Mantenha-se aberto ao diálogo e atento às vontades/necessidades do parceiro – só isso já é meio caminho andado.

REDES SOCIAIS

Fotografias perfeitas tiradas para o Facebook e o Instagram, com sorrisos perfeitos e poses perfeitas (afinal, ninguém quer ficar mal no retrato de Ano Novo), resultam frequentemente numa pressão acrescida para a relação. «Especialmente se houver uma tendência do casal para querer ser perfeito também», explica a especialista em relacionamentos ao jornal britânico Daily Mail. Outro fator de stress acrescido nas festas são as comparações com outros nas redes sociais, diz. E aqui, mais uma vez, importa lembrar que tanta felicidade não espelha a realidade. De ninguém.