4 receitas de batatas recheadas

Receitas Adriana Freire | Fotografias Gonçalo Villaverde/Global Imagens

Para a base:
Vai precisar de uma batata grande por pessoa, papel vegetal e folha de alumínio. Lave bem as batatas e coza-as com a pele em água com sal. Quando conseguir espetar um garfo facilmente, estão cozidas (não devem ficar demasiado). Corte o papel vegetal e a folha de alumínio com a dimensão certa para envolver e fechar cada batata.
Disponha a folha de alumínio, depois o papel vegetal e por cima a batata cozida e feche bem. Coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 15 a 20 minutos. Depois de assadas, desembrulhe e, com a ajuda e uma colher, faça uma cavidade onde vai colocar o respetivo recheio.

Com pesto, requeijão e sal grosso

Ingredientes: Molho de manjericão, 2 c. de sopa de pinhões, 1 dl de azeite, 1 dente de alho, 50 g de queijo parmesão ralado, requeijão e sal grosso

Preparação: Lave o manjericão e seque-o bem em papel absorvente. Triture o manjericão, o alho, os pinhões e o sal. Coloque o preparado numa tijela e adicione o azeite em fio. Junte o queijo parmesão ralado na altura e, por fim, o requeijão esfarelado.

4 PESSOAS | 5 MINUTOS | ECONÓMICO

Com molho de salmão fumado

Ingredientes: 1 embalagem de salmão fumado, ovas de lumpo ou de salmão, 200 g de queijo creme, 1 chávena de rúcula, limão, sal e pimenta

Preparação: Corte o salmão em pedacinhos. Com a varinha mágica, triture o queijo com metade do salmão e a rúcula, sumo de limão a gosto. Tempere com sal e pimenta. Coloque o molho numa taça e por cima, o restante salmão grosseiramente picado e as ovas.

4 PESSOAS | 5 MINUTOS | ECONÓMICO

Com molho de tomate seco e azeitona

Ingredientes: 100 g de tomate seco em azeite, 2 dentes de alho picados, 50 g de azeitonas, 4 c. de sopa amêndoa torrada, salsa e parmesão em lascas

Preparação: Dê um golpe em cada azeitona e retire o caroço. Numa frigideira antiaderente coloque o azeite da conserva de tomate e o alho finamente picado. Assim que começar a alourar junte o tomate seco cortado em tiras e as azeitonas. Retire do lume, adicione a salsa picada e o parmesão em lascas finas.

4 PESSOAS | 5 MINUTOS | ECONÓMICO

Com ovo escalfado

Ingredientes: 4 ovos, 3 c. de sopa de vinagre, 1-2 c. de sopa de manteiga, 3 anchovas, cebolinho, sal e pimenta

Preparação: Leve ao lume um tacho com água e vinagre. Quando começar a ferver, mexa com uma colher de forma a fazer um remoinho. Parta os ovos, um a um, para dentro de uma chávena e coloque-os à vez na água fervente. Deixe cerca de três minutos até que a clara se apresente cozida, devendo a gema ficar crua. Retire cada ovo com ajuda de uma escumadeira. Com uma colher de sopa retire parte do interior de cada batata. Numa tigela, misture a manteiga e as anchovas picadas. Ponha o preparado dentro das batatas e por cima o ovo escalfado. Sirva com cebolinho picado.

4 PESSOAS | 10 MINUTOS | ECONÓMICO