100 anos de Fátima – Os papas peregrinos em exclusivo DN

Notícias Magazine

13 de maio de 1917: os pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta guardavam o rebanho de ovelhas na Cova da Iria quando foram surpreendidos pelo milagre: Nossa Senhora pairava radiosa diante deles, sobre uma pequena azinheira, dando ali início aos mistérios que fizeram Fátima marcar o século XX.

Maio de 2017: no ano do centenário das aparições na Cova da Iria, em que o próprio Papa Francisco vem a Portugal para as celebrações, o Diário de Notícias lança em exclusivo o livro 100 anos de Fátima – Os papas peregrinos, nas bancas a partir do dia 12 por 9,99 euros, com o seu jornal. E quem melhor do que uma publicação mais do que centenária para lhe contar estas histórias?

100 anos de Fátima os papas peregrinos
O livro 100 anos de Fátima – Os papas peregrinos.

Ferreira Fernandes dá-lhe uma visão sobre o mundo e Portugal em 1917. Ana Sousa Dias revela como se espalharam as notícias das aparições. António Marujo relata as cinco visitas papais a Fátima (sabia que tinham sido tantas?). Conheça ainda a geopolítica das viagens de Francisco traçada por Leonídio Paulo Ferreira, as grandes fotografias das peregrinações escolhidas por João Céu e Silva e uma seleção de reportagens e artigos históricos que saíram no DN. Tudo isto enquadrado pelo editorial do diretor Paulo Baldaia.

Mais tarde, refeita da surpresa inicial, Lúcia descreveu a Virgem Maria como «uma senhora vestida toda de branco e mais brilhante do que o sol, espargindo uma luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina». No local nasceu a que é hoje a Capelinha das Aparições, coração do Santuário de Fátima. Também em Fátima, 100 anos depois, os irmãos Francisco e Jacinta Marto, primos de Lúcia, serão elevados a santos pelo Papa Francisco. Saiba como tudo aconteceu neste exclusivo do Diário de Notícias.