Uma camisola para Ronaldo

Convidada pela NOTÍCIAS MAGAZINE para eleger o jogador favorito da Seleção Nacional e deixar-se fotografar com um objecto relacionado com o atleta escolhido, Joana Vasconcelos não hesitou – só poderia ser o CR7 e seria uma honra vestir a camisola personalizada do capitão português.

E mais – desde logo imaginou e propôs a customização da peça. Durante cerca de uma semana, a autora e uma equipa de produção composta por quatro pessoas, utilizando elementos e técnicas simultaneamente tradicionais do folclore português e da obra plástica da artista – uma colcha antiga em crochet de linha grossa, bordados com canutilhos, pedras e vidros – transformaram a camisola numa obra de arte, «um hino», na opinião de Joana Vasconcelos, à seleção das «quinas».

Cristiano Ronaldo é o jogador preferido da artista portuguesa. E explica porquê: «Picasso terá admitido que a ins­piração existe, mas é necessá­rio que nos encontre a traba­lhar. Fiel a esta ideia, não hesitei em apontar o Cristiano Ronal­do como o meu jogador eleito da seleção portuguesa de futebol. Senhor de uma mentalidade ímpar e de uma deter­minação absoluta, que lhe permitem alcan­çar o que nenhum outro atingiu, Ronaldo é também uma força inesgotável de talen­to, ambição, esforço e dedicação. O cuidado extremo com a sua forma física é exemplar­mente visível num corpo que parece escul­pido por um dos grandes mestres da Renas­cença. Hermes e Clio, divindades da veloci­dade e da criatividade, admiram a atenção obsessiva que oferece a todos os pormeno­res do jogo. Por isso, parecem estar ao seu lado em cada sprint, finta ou remate. Admi­ro o desenho das jogadas impossíveis que surpreendem os adversários e encantam os adeptos. E vibro com os seus golos, obras-primas da arte de bem jogar. Na sua deman­da obsessiva pela perfeição, trabalha a ima­gem como poucos, mantendo a genuinida­de. Orgulha-se das suas origens, protege a família e não esquece os amigos. O Cristiano Ronaldo é o paradigma perfeito de um atleta do século XXI. É um puro-sangue lusitano e um aventureiro incansável em busca de no­vos limites e conquistas. O seu exemplo, ins­pira e lembra os portugueses de que o céu já não é o limite.»

 

[Publicado originalmente na edição de 8 de junho de 2014]