Todos pra mesa

Joana Roque, mãe de dois filhos pequenos e responsável pelo blogue A economia cá de casa, juntou 120 receitas simples com ingredientes acessíveis e fáceis de preparar, para ter à mesa os amigos e a família.

Bolinhos de curgete e atum

Ingredientes: 1 curgete pequena, 1 lata de atum em azeite, sal e pimenta q.b., 2 colheres de sopa bem cheias de farinha, 1 ovo.

Lave bem a curgete e, sem descascar, rale-a em fio e coloque-a numa taça. Junte depois o atum previamente escorrido e acrescente seguidamente o ovo e a farinha; tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem até obter uma massa tipo pataniscas. Leve uma frigideira com óleo vegetal (ou de girassol) ao lume e deixe aquecer. Coloque depois colheradas de massa a fritar e deixe ficar dourado de um lado antes de virar para cozinhar do outro lado. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. Sirva os bolinhos com arroz e uma salada verde.
RENDE 10 BOLINHOS

NM1246_receitas02

Entremeada lenta

Ingredientes: 1 peça de entremeada (barriga de porco) com pele e osso e cerca de 2 quilos, sal, pimenta e azeite q.b., 1 colher de sobremesa de erva-doce em grão, 1 malagueta vermelha tipo chili.

Com ajuda de uma faca afiada, faça uns cortes no courato da entremeada, ou peça no talho que lhos façam. Coloque depois a carne numa assadeira e tempere-a com sal e pimenta, a erva-doce em grão e a malagueta cortada em rodelas fininhas. Regue depois o courato com um pouco de azeite e esfregue sobre toda a pele. Leve a carne a assar em forno previamente aquecido a 200º C, durante cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo, reduza a temperatura do forno para 160º C e deixe cozinhar durante mais duas horas, até a carne estar muito macia. Quando a carne estiver cozinhada, retire-a do forno, escorra-a bem da gordura que entretanto se formou no tabuleiro e coloque-a no prato de servir cobrindo com papel de alumínio até ao momento de levar para a mesa. Acompanhe com arroz de feijão e uma salada verde.
SERVE 4 PESSOAS

NM1246_receitas04

Tarte de frutos vermelhos

Para a massa: 100 g de açúcar em pó, 300 g de farinha, 150 g de manteiga, 2 gemas de ovo, 1 colher de  sopa de leite.
Recheio: 250 g de mascarpone, 150 g de iogurte grego, 150 g de açúcar em pó, 1 limão, 250 g de mistura de mirtilos, framboesas e groselhas.

Numa taça, coloque o açúcar em pó, a manteiga e as gemas, e bata com a batedeira elétrica (ou à mão) até obter uma mistura lisa. Vá acrescentando a farinha, sem parar de bater. Junte depois o leite. Retire a massa da tigela e amasse um pouco mais com as mãos numa bancada enfarinhada. Forre com a massa uma forma de tarte de fundo amovível e leve ao forno previamente aquecido a 180º C, durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar cozinhada e ligeiramente dourada nas pontas. Deixe arrefecer completamente. Entretanto, bata o mascarpone com o açúcar em pó e o iogurte grego, até obter uma consistência lisa e acrescente a raspa de limão. Misture bem e coloque na base preparada. Cubra com os frutos vermelhos e leve ao frigorífico até servir.
SERVE 10 PESSOAS

NM1246_receitas03

Charutinhos com alheira e cogumelos

Ingredientes: 1 alheira, 250 g de cogumelos frescos, azeite, manteiga, sementes de sésamo, sal e pimenta q.b., 4 folhas de massa filo.

Retire a pele à alheira e lamine os cogumelos. Reserve. Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e salteie os cogumelos durante alguns minutos, até que estejam macios. Acrescente a alheira partida em pedaços pequenos e mexa, de modo a que fique bem integrada com os cogumelos. Tempere com um pouco de pimenta e retifique de sal. Deixe arrefecer.
Entretanto, corte as folhas da massa filo, de modo a obter 16 tiras do mesmo tamanho. Pincele cada uma das tiras com manteiga derretida e coloque depois numa extremidade um pouco de recheio. Dobre as pontas para dentro e enrole cuidadosamente até obter um charutinho. Repita até esgotar todos os ingredientes. Pincele o topo de cada charuto com um pouco mais de manteiga e polvilhe com as sementes de sésamo. Coloque os charutinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180º C, durante cerca de 15 minutos, até que fiquem dourados e estaladiços. Sirva de imediato.
Pode experimentar com outros recheios, como farinheira e maçã ralada, figos secos e queijo de cabra, marmelada e queijo da Ilha, alho francês e frango desfiado.
RENDE CERCA DE 16 UNIDADES