Sofisticação pombalina

Um apartamento em Lisboa, com traço pombalino, recuperado e remodelado para aliar história e contemporaneidade. E conforto, claro.

Um apartamento de 152 metros quadrados em Lisboa, num edifício de arquitetura pombalina: foi este o cenário que a designer de interiores Cristina Jorge de Carvalho encontrou. Morada de uma executiva com um estilo de vida acelerado, foram os gostos e as necessidades da proprietária, conjugados com o desenho histórico do local, que definiram o ponto de partida e inspiração para a decoração.

Feminino e eclético, o projeto de Cristina reuniu peças vintage com clássicos do design – uma decisão tomada para conferir «elegância e, acima de tudo, um caráter intemporal ao espaço», sublinhado pelas paredes em rosa-velho suave e as longas cortinas em linho branco. Além destes elementos, a proprietária possuía alguns objetos tribais que foram integrados na decoração, convivendo com as peças contemporâneas desenhadas por Cristina e com uma impactante obra de arte de João Louro. Já para as paredes do quarto, a designer escolheu o verde-água, que ganha ainda mais vida quando conjugado com pequenos apontamentos de cor como as almofadas com pássaros, o candeeiro de mesa vintage cor-de-rosa ou o quadro de Paulo Damião.

NM1251_Docor01

A cama e o banco, réplicas de peças Luís XV, são os elementos centrais desta divisão, lacados e estofados em capitoné de linho. Por outro lado, a escolha de diferentes mesas-de-cabeceira foi pensada para «conferir uma nota de irreverência ao classicismo das restantes peças». Irreverência que também está presente na cozinha, predominantemente preta, onde um enorme lustre de cristal antigo é o reflexo perfeito do jogo de tempos.

NM1251_Docor03

O PROJETO
Nome: apartamento em Lisboa
Autor: Cristina Jorge de Carvalho
Data/Local: 2012-2013, Lisboa