Sai um risotto?

E o melhor é que pode ser feito com os mais diversos ingredientes.

Excelente recurso para uma refeição improvisada.

Risotto de cogumelos
Ingredientes: 300 g de arroz para risotto (carnaroli ou arborio), 200 g de cogumelos de Paris, 20 g de boletos secos, 1 cebola ou 4 chalotas, 2 dentes de alho picados, 1 dl de vinho branco, 1 l de caldo de vegetais, 1+ 2 colheres de sopa de manteiga, queijo parmesão, pimenta preta e sal.

Coloque os cogumelos secos a hidratar em água morna 15 minutos e depois aproveite a água para o caldo. Refogue a cebola e o alho com uma boa colher de manteiga. Quando a cebola ficar mole, junte o arroz. Deixe por um minuto ou dois. Refresque com o vinho branco, junte os cogumelos laminados e os boletos hidratados e em seguida uma chávena do caldo. Mexa até que todo o caldo seja absorvido. Adicione outra chávena de caldo e continue a mexer. Vá juntando pequenas quantidades de caldo e mexendo sempre, até que o arroz fique cozido, mas al dente. Retifique o sal e tempere com a pimenta. Por fim, desligue o lume e junte a restante manteiga e uma boa quantidade de queijo parmesão, ralado na altura. Sirva de imediato.
4 PESSOAS / 40 MIN. / MÉDIO

NM1234_receitas01

Risotto de ervilhas com bacon
Ingredientes: 300 g de arroz para risotto (carnaroli ou arborio), 500 g de ervilhas, 100 g de bacon em fatias finas, 1 cebola picada, 3 c. de sopa de azeite, 2 ou 3 c. de sopa de manteiga, queijo parmesão ralado, sal e pimenta.

No caldo de legumes, coza as ervilhas. Depois de cozidas, retire-as do caldo e, com a varinha mágica, reduza metade das ervilhas a puré e reserve. Corte as fatias de bacon em pedacinhos e frite-os no azeite até começarem a ficar crocantes. Refogue a cebola na gordura e assim que ficar mole junte o arroz. Vá adicionando o caldo aos poucos, tal como se indica na receita anterior. Quando o arroz estiver quase cozido, junte o creme de ervilhas e em seguida as ervilhas inteiras (cozidas). Por fim, retire do lume e junte a manteiga e o queijo parmesão.
4 PESSOAS / 30 MIN. / ECONÓMICO

NM1234_receitas04

Risotto de amêijoas
Ingredientes: 1 k de amêijoas, 300 g de arroz para risotto (carnaroli ou arborio), 4 chalotas picadas, 3 dentes de alho inteiros, 2 dentes de alho picados, 0,5 dl de azeite, 1 dl de vinho branco, 1 l de caldo de legumes, 3 c. sopa de manteiga ou toucinho, salsa, alecrim e sal.

Coloque as amêijoas de molho em água e sal para largarem areia que possam conter. Num tacho coloque metade do azeite e três dentes de alho esmagados. Assim que estes começarem a alourar, junte as amêijoas e um raminho de salsa, tape, agitando até as amêijoas abrirem. Reserve o caldo resultante para juntar ao risotto. No restante azeite, refogue as chalotas e os dente de alho picados. Junte o arroz e, passado um minuto, o vinho branco. Assim que este for absorvido, junte a água das amêijoas. Aos poucos, vá adicionando caldo de legumes até cozer o arroz. Num almofariz, coloque manteiga ou toucinho e faça uma pasta com as folhas de uma haste de alecrim e três pés de salsa. Misture com o risotto no último momento. Junte o miolo das amêijoas, reservando algumas inteiras, e sirva de imediato.
4 PESSOAS / 40 MIN. / MÉDIO

NM1234_receitas03

Risotto de espargos
Ingredientes: 300 g de arroz para risotto (carnaroli ou arborio), 1 molho de espargos, 1 cebola, 3 c. de sopa de manteiga, 2 dl de vinho branco, queijo da Ilha ralado, raspa de 1 limão, sal e pimenta.

Retire a parte mais dura dos espargos (cerca de 1/3) corte em pedacinhos e junte ao caldo de legumes. Refogue a cebola com uma boa colher de manteiga. Quando a cebola ficar mole, junte o arroz. Deixe por um minuto ou dois, para que o arroz ganhe o gosto do refogado. Refresque com o vinho branco. Junte os espargos e vá adicionando caldo de legumes até cozer o arroz. Desligue o lume e junte a restante manteiga e queijo da Ilha ou parmesão ralado e a raspa da casca do limão.
4 PESSOAS / 30 MIN. / ECONÓMICO