Refrescos de beleza

Refrescos beleza

O verão obriga a cuidados redobrados com a pele, que não passam só pela proteção. A hidratação do nosso maior órgão é igualmente fundamental durante a estação quente.

A água é um bem essencial para todos os seres vivos. Compondo cerca de sessenta por cento do corpo humano, ela desempenha inúmeras funções no nosso organismo, intervindo sobretudo nos processos de digestão, circulação, transporte e absorção de nutrientes, eliminação de toxinas e regulação da temperatura corporal. Devido ao calor, no verão torna-se ainda mais importante garantir que o corpo está hidratado. E aqui também é preciso atender às necessidades de hidratação do nosso maior órgão – a pele. Se as células cutâneas estiverem desidratadas, a pele terá uma aparência seca, perderá firmeza e ficará mais propensa a escamar.

Beber grandes quantidades de água é suficiente para evitar este cenário? Infelizmente não. Acontece que a água tem de passar por todos os órgãos internos antes de chegar às células da derme, a camada interior da pele, e da epiderme, a camada superficial, naturalmente mais exposta a agressões exteriores. Daí que a forma mais eficaz para saciar a sede do tecido cutâneo e manter a pele bonita e hidratada seja através de cremes para o efeito.

Os níveis de hidratação irão variar consoante o seu tipo de pele – seca, oleosa, mista ou sensível – e a exposição desta a agentes externos – sol, vento, humidade, ar condicionado, poluição, entre outros. Naturalmente mais ricas em água, as peles mistas e oleosas necessitam de fórmulas hidratantes leves, em gel e loções aquosas. Por oposição, as peles secas pedem fórmulas bem nutritivas, em creme e máscara. As águas termais, ligeiras e com um forte poder de hidratação, beneficiam todos os tipos de pele.