Receber o Natal em casa

Do mais tradicional ao mais minimalista, em ambientes sofisticados ou inspirados pela natureza, aqui ficam quatro tendências para «vestir» a casa para a época mais esperada do ano.

NATURAL
Materiais naturais, apontamentos rústicos e texturas dão a sensação de conforto. A ideia é trazer detalhes do exterior e criar enfeites em casa, como coroas de pinhas e pequenos ramos que podem acrescentar cor a uma mesa. A madeira é, sem surpresas, um dos materiais privilegiados e quer-se à vista. Em vez de toalhas, opte por marcadores, individuais ou caminhos de mesa. Para iluminação, recorra a pequenos pontos de luz, como velas sobre a mesa e luzes nas paredes, para criar um ambiente acolhedor. Em tapetes ou sobre os bancos, aposte em texturas felpudas e quentes, criando uma sensação de conforto.

TRADICIONAL
Esqueça as modas, sem perder encanto. A decoração tradicional de Natal recupera os eternos vermelhos, neste caso para árvores verdes, frondosas e carregadas de enfeites, ocupando um lugar de destaque na sala. Aproveite para envolver as crianças, delegando-lhes a tarefa de fazerem desenhos em embrulhos de papel pardo. Uma taça com nozes e algumas velas ajudam a compor a decoração da mesa.

MODERNO
Preto, branco e apontamentos metálicos que acrescentam brilho e sofisticação. É importante evitar que os ambientes se tornem demasiado frios e impessoais, por isso combine cores com texturas que inspiram conforto, como a madeira ou o cartão. Prefira pequenos pontos de luz e invista em tapetes de pelo, que tornam o espaço uma mais aconchegante.

DOURADO
Fundos brancos, apontamentos dourados e materiais espelhados. Mas sem exageros: a palavra de ordem é moderação, já que o uso dos dourados pode facilmente resultar em excesso. Mantenha uma base neutra, em branco ou creme, e aplique o dourado em louças ou pequenas peças decorativas.

Na galeria no início do texto vai encontrar quatro sugestões de ambiente de Natal.