Aromas de verão

Muitos consumidores são fiéis a um único perfume, mas não há como resistir, de vez em quando, a cheirar as novidades. Estas são as tendências de aromas para os dias mais quentes deste ano.

Roupa mais curta, tecidos mais leves, cores mais claras… tudo típico do verão por que ansiamos. E se a moda muda com as estações, moldando-se ao tempo, o mesmo também acontece com os perfumes. Primavera e verão são sinónimos de cheiros mais frescos.

«Fragrâncias cítricas e florais transparentes com toques frutados, marinhos/aquáticos, chá verde, etc. No outono-inverno procuramos aromas mais intensos e envolventes, como as fragrâncias orientais com notas gourmand, âmbar, especiarias e madeiras como o sândalo ou o oud», diz a perfumista da Equivalenza, Mylène Thioux.

Para este verão, a palavra de ordem em perfumaria é fresh – fresco –, revela a especialista. Que, para quem sabe, como nos vinhos, é chamada a nota de «sal». Assim se duplica o efeito na pele de um corpo acabado de chegar de um banho no mar, o que é perfeito para um dia de verão. A perfumista refere as ervas aromáticas, como a lavanda e o alecrim que, muito utilizadas em perfumes masculinos, começam a ver-se também em fragrâncias femininas. A esta tendência a perfumista chama green.

Os cítricos continuam a ser também cheiros fortes de verão, ligados a novos como o yuzu e o kumquat.  «O exotismo revela-se com notas frutadas de paraísos tropicais, como manga, líchia e água de coco com um efeito sorvete.» As notas gourmand, inspiradas no universo gastronómico, vão continuar bem presentes, com um efeito crocante, tostado, frosted… como café, macarons, frutos secos… As notas de especiarias são também tendência e em particular a pimenta vermelha é um must have. «Encontramo-la tanto em perfumes masculinos como femininos», explica a perfumista.

Por esta altura, já todas as marcas de perfumes e todos os perfumistas lançaram as suas novidades, e nas prateleiras das perfumarias não faltam muitas tentações. Gulosas, frescas, salgadas, exóticas e até picantes – um resumo perfeito do verão que aí vem, em estado líquido.

OS PERFUMES TAMBÉM TÊM IDADE?

Na hora de oferecer um perfume, pode ser útil considerar a idade do destinatário. «À medida que vamos crescendo e amadurecendo, mudamos o nosso estilo de roupa, de cabelo e também de fragrância. Não significa que pela idade não possa usar certas fragrâncias, é uma questão de gosto, mas geralmente, os adolescentes sentem-se mais atraídos por perfumes frutados e gourmand, enquanto uma mulher adulta escolhe fragrâncias florais clássicas, chyprés e orientais», diz Mylène Thioux, perfumista.

AS NOTAS COM QUE SE CHEIRA ESTE VERÃO

Ervas aromáticas:
lavanda, alecrim, etc.

Cítricos:
dos mais comuns aos recém-aparecidos yuzu ou kumquat.

Frutos exóticos:
manga, líchia e água de coco, por exemplo, com efeito sorvete.

Aromas gourmet:
café, macarons, frutos secos, haba tonka, etc.