Para um ventre liso faça estes três exercícios

1_

A resposta para um ventre liso pode estar mesmo debaixo do seu nariz. Através da respiração é possível reduzir o volume abdominal, muitas vezes relacionado com os níveis de stress.

Não há exercícios milagrosos para perder a gordura que tanto teima em acumular-se na barriga. A boa notícia é que há métodos simples – que não passam por fazer os tradicionais abdominais, muito menos recorrer a cirurgias – que ajudam a reduzir o volume abdominal.

Teresa Manafaia, fisiologista e personal trainer certificada pela National Academy of Sports Medicine (EUA), defende que através da respiração e da gestão dos níveis de stress é possível alcançar um ventre liso.

«O stress, ou melhor, a resposta hormonal associada ao mesmo, aumenta a predisposição para armazenar gordura na barriga», diz Teresa Manafaia.

Sobre este tema, a especialista em composição corporal acaba de lançar um livro. Perder a Barriga Sem Fazer Abdominais (ed. Manuscrito) é um guia prático que reúne rotinas de exercícios simples, «seguras e sustentáveis», baseadas em técnicas respiratórias especialmente indicadas para melhorar a função dos músculos abdominais. Por serem posturais e respiratórios, os exercícios do livro atuam de forma tripla: «melhoram a silhueta; diminuem os níveis de stress e ativam a musculatura abdominal nas suas principais funções: estabilização e respiração». Têm ainda a grande vantagem de poderem ser feitos em casa, sem recurso a equipamentos de fitness. Basta-lhe respirar.