Maquilhagem: sete coisas que não deve fazer

É meio caminho andado para aumentar a confiança de uma mulher. Mas, aplicada incorretamente, a maquilhagem pode destruir um look e a saúde da pele. A maquilhadora Inês Mocho explica sete erros que não deve cometer.

O que não fazer, de todo?

1 Menosprezar e não usar maquilhagem
Muita gente acha que a maquilhagem é só para utilizar em festas mas “é tão essencial como a higiene”, defende Inês. “Por mais soft que seja, todos os dias nos devemos preocupar com isso.”

2 Escolher a base errada
Muitas mulheres compram base para “dar uma corzinha” quando não é esse o propósito dela. O que dá cor é a maquilhagem: as sombras, o blush, o batom… A base é apenas para uniformizar a tez, camuflar manchas e imperfeições.

3 Sobrecarregar a pele com excesso de pó
O pó não serve para fixar, como se fosse um finalizador. Serve para matificar e retirar o excesso de brilhos, apenas. Há algumas peles (mais maduras ou mais secas) que não devem utilizá-lo. Funcionam como ratoeira, dando à pele um aspeto mais seco e envelhecido.

4 Utilizar pó bronzeador como se fosse matificante, por todo o rosto
O bronzer, terracota ou pó solar deve ser utilizado apenas nos sítios onde o rosto é mais beijado pelo sol: têmporas, maçãs do rosto, nariz e queixo. Na dúvida, pode desenhar-se com o pincel um «3» na lateral do rosto, apanhando as têmporas, debaixo da maçã do rosto e um bocadinho no queixo.

5 Não deixar a maquilhagem evoluir
A maquilhagem deve evoluir com a pessoa. “Se uma pessoa não se veste com a mesma roupa de há vinte anos, não vai utilizar a mesma maquilhagem que utilizava há vinte anos.” A morfologia muda e aquele olho azul esfumado com que se arrasava há vinte anos se calhar já não vai ficar tão bem…

6 Utilizar produtos caducados ou em más condições
Todos os produtos de maquilhagem têm uma validade. “Devemos passar conhecimento, mas nunca produtos, que vão perdendo propriedades. Há pessoas que têm pena de deitar fora maquilhagem, mas devemos encarar isto como faríamos com um pacote de leite fora de prazo. Caso contrário, vamos gastar dinheiro em dermatologistas.”

7 Não retirar a maquilhagem ao final do dia
O tempo adequado para a desmaquilhagem deve corresponder, no mínimo, ao gasto para fazer a maquilhagem ou até o dobro. A higiene do rosto é um ritual delicado e deve ter-se sempre esses cuidados com a pele, que durante o dia é exposta a fatores externos como poluição, bactérias…

NM1233_Beleza_CorAno

Maquilhagem Real para Mulheres Reais
Inês Mocho
Ed. Oficina do Livro
18,80 euros

Uma academia de maquilhagem, workshops, um canal de YouTube, as famosas “It Boxes” e um livro. Inês Mocho explica, passo a passo, os truques que ajudam a modelar o rosto consoante o formato, uma série de maquilhagens rápidas, sugestões sofisticadas para ocasiões especiais e dicas para corrigir olheiras, vermelhidões ou olhos descaídos.