IKEA põe o mundo a brincar para a Mudança

Brincar é um direito fundamental das crianças. Por isso, a IKEA e a IKEA Foundation assinalaram o Dia Internacional dos Direitos da Criança no passado dia 20 de novembro, com o lançamento da campanha Vamos Brincar para a Mudança, que, ao apoiar ONG nacionais e internacionais, vai contribuir para o direito das crianças em todo o mundo a brincar e desenvolver-se.

«Brincar é fundamental para as crianças. A brincadeira estimula a criatividade e contribui para consolidar aprendizagens e o desenvolvimento. As crianças são as pessoas mais importantes do mundo para a IKEA. Por isso, com a campanha Vamos Brincar para a Mudança temos mais ONG parceiras que implementam projetos nalgumas das comunidades mais vulneráveis do mundo e assim, conseguimos ser ainda mais relevantes no apoio à salvaguarda dos direitos das crianças e na garantia de que mais crianças em todo o mundo têm oportunidade de brincar», refere Cláudia Domingues, diretora de sustentabilidade da IKEA Portugal.

Por cada livro e brinquedo vendido nas lojas IKEA, entre os dias 20 de novembro e 24 de dezembro, a IKEA Foundation doa um euro para projetos que promovem a igualdade de direitos, a educação das crianças, a prática de desporto e, naturalmente, o brincar, implementados nalgumas das comunidades mais vulneráveis do mundo, pelas seis ONGs parceiras nesta iniciativa: UNICEF, Handicap International, Room to Read, Save the Children, Special Olympics e War Child.

a carregar vídeo

«A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças consagra o direito de todas as crianças a brincar. Proporcionar às crianças os cuidados necessários para crescerem com saúde, num ambiente seguro e estimulante é fundamental para que possam aprender e desenvolver todo o seu potencial e, mais tarde, serem cidadãos ativos nas suas comunidades e países. Graças à campanha Vamos Brincar para a Mudança podemos chegar ainda a mais crianças na China, India, Indonésia e no Quénia, com programas pensados para ajudar as crianças a crescer, proporcionando-lhes os ambientes enriquecedores de que necessitam para o seu pleno desenvolvimento», explica Madalena Marçal-Grilo, diretora executiva da UNICEF Portugal.

Muitas crianças em todo o mundo vivem em situações de conflito, migração ou têm necessidades especiais que comprometem as oportunidades que têm para brincar. Isto faz com que estejam mais vulneráveis à descriminação, violência, abuso e exploração. A IKEA Foundation, em conjunto com as seis organizações parceiras, vai proporcionar a estas crianças um direito que lhes está designado: o direito a brincar.

Ajude a Brincar – Doe um brinquedo, receba sorrisos!

A par desta campanha, em Portugal, nas lojas IKEA vai decorrer a iniciativa ‘Doe um brinquedo, receba sorrisos!’ através da qual, os clientes têm possibilidade de doar um livro ou brinquedo, tornando mais feliz o Natal de muitas crianças beneficiárias de instituições locais nas áreas de influência das lojas IKEA de Alfragide, Loures, Matosinhos e Braga colocando-o nos recipientes na zona da linha de caixas.

A campanha “Vamos Brincar para a Mudança” dá seguimento à campanha “Peluches para a Educação”, que durante 13 anos permitiu angariar 88 milhões de euros para apoiar boas causas. A IKEA e a IKEA Foundation lançam agora a maior campanha de sempre, pela gama de produtos abrangida e também pelos parceiros envolvidos nesta iniciativa.

Sobre o Grupo IKEA

Sobre a IKEA Foundation