Gratinado simples de batata-doce

INGREDIENTES: 1 batata‑doce grande, 1 colher de sopa de azeite, tomilho seco q.b., sal q.b., pimenta preta q.b., leite q.b.

Pré‑aqueça o forno a 180o C . Lave e descasque a batata‑doce e corte‑a em fatias finas com uma mandolina, diretamente para uma taça. Junte o azeite, tempere com tomilho, sal e pimenta preta acabada de moer. Envolva bem, de forma a que cada rodela de batata receba o tempero. Numa assadeira pequena ou em duas individuais, faça camadas com as rodelas de batata. Verta por cima o leite (não deve passar do meio da altura das batatas – assim ficamos com um topo crocante e um interior macio) e leve ao forno durante cerca de 1 hora. Estará pronto quando, ao espetar uma faca no centro do gratinado, aquela perfurar facilmente a batata. Se achar que já tem uma cor bonita mas ainda não está pronto, tape com folha de alumínio. Serve 2 pessoas.

NOTAS: pode usar a batata-doce em assados de legumes, misturada com cenoura, cebola roxa e nabo, tudo partido sem grande perfeição, temperado com um fio de azeite, outro de vinagre de sidra, uns dois dentes de alho esmagados, uma pitada de ervas aromáticas, sal, pimenta preta e está pronto a meter no forno.

*Teresa Rebelo escreve o blog Lume Brando e é autora do livro Estava Tudo Ótimo! (Ed. Matéria Prima).