Global Media Group conquista liderança absoluta no digital

Dn

Os títulos do Global Media Group (GMG) são os preferidos do público para ler notícias na internet. Os dados divulgados hoje no Ranking Netscope de julho revelam que a empresa proprietária da Notícias Magazine, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, TSF, O Jogo, Evasões, Volta ao Mundo, Dinheiro Vivo e Delas.pt bateu mais uma vez o recorde de visitas (62 milhões), onde já liderava o mercado, e é pela primeira vez líder também em pageviews (296 milhões). O GMG é o líder incontestado em visitas e pageviews entre os publishers portugueses, posição que atinge pela primeira vez.

A aposta forte do grupo na inovação revela-se nos números: o Global Media Group conseguiu no acumulado dos primeiros sete meses do ano uma subida de 50% nas visitas e 90% nas pageviews, em relação ao mesmo período de 2015.

Depois de em janeiro, abril e junho ter ultrapassado a Cofina em utilizadores, a liderança no indicador de pageviews vem confirmar o interesse dos portugueses pelos conteúdos do GMG, que consegue mais 3 milhões de pageviews do que este, que em julho se quedou com 293 milhões pageviews.

O lançamento de mais um site de informação, neste caso no segmento de turismo e lazer, marcou o início do segundo semestre para o grupo. Já presente no mercado em formato de papel há 17 anos, a Evasões passou neste mês de julho a ter presença digital, conquistando diretamente 286 mil visitas e 4 milhões de pageviews. Este novo projeto vem fortalecer a posição do grupo no segmento de turismo e lazer, onde consegue um total de 10 milhões de pageviews, ao lado da revista Volta ao Mundo. A publicação de viagens já liderava o segmento em pageviews (5,7 milhões), mas conseguiu neste mês de julho ultrapassar o Sapo Viagens em 175 mil visitas, num total de 643 mil, liderando o seu segmento em visitas e pageviews.

O novo site do desportivo O Jogo, lançado em junho, continua a somar tráfego, com um aumento de 3 milhões de visitas (20,2 milhões) e 15 milhões de pageviews (117,7 milhões) versus junho, batendo o seu recorde absoluto em ambos os indicadores.

O Jornal de Notícias bate igualmente o seu recorde de visitas e pageviews com 19,3 milhões de visitas e 93,5 milhões de pageviews. Também o Diário de Notícias ultrapassou o seu recorde de visitas e pageviews, chegando aos 12,9 milhões de visitas (mais 2 milhões do que no mês anterior) e aos 41,2 milhões de pageviews. Mantém-se à frente dos seus concorrentes Público e Expresso  (com 11,5 e 11,1 milhões de visitas, respetivamente) e do Observador (que não é medido pela Marktest e cuja última informação de tráfego conhecida data de maio com 8,2 milhões de visitas – fonte Google Analytics).

Nas marcas femininas, o Delas.pt continua a somar recordes e a liderar o seu segmento, tendo aumentado em cerca de 10% as suas visitas (2,1 milhões), no último mês, posicionando-se no 29º lugar do ranking geral. O site Notícias Magazine também bateu o seu recorde ficando com 0,4 milhões de visitas e 1,5 milhões de pageviews.

O Dinheiro Vivo acompanha o grupo e consegue 2,4 milhões de visitas e 8,6 milhões de pageviews, um aumento de 60% em relação a julho de 2015. A TSF registou 2 milhões de visitas e 8,6 milhões de pageviews.

Líder em tráfego entre os publishers portugueses, o Global Media Group está agora a somente 9 milhões de visitas do agregador de conteúdos Sapo, uma diferença que em julho de 2015 era de 50 milhões de visitas e que agora se reduziu para menos de um quinto desse valor.