ABC do festival

E, claro, a melhor forma de os usar para garantir um look à prova de erro.

Tardes que se prolongam noite dentro, horas a fio sob o sol, dança e, não poucas vezes, pó: é preciso ter tudo isto em conta quando se planeia o look para um festival de verão. «Está calor, sol e vamos saltar e dançar.

«Queremos estar no nosso melhor, mas também é preciso estarmos confortáveis», diz a maquilhadora Sónia Godinho (soniagodinhomakeup.blogspot.pt). O ideal é apostar num look fácil de manter e rápido de retocar. «Uma pele bem cuidada e iluminada, máscara de pestanas e um ligeiro tom nas bochechas e lábios. Quem gosta de ousar um pouco mais, pode apostar num risco preto nos olhos e/ou eyeliner

Já com o entardecer, um simples bâton pode ser o suficiente para fazer a transição para um look de noite. «Mesmo que estejamos sem mais nenhuma maquilhagem ou com algo muito simples, o bâton vermelho vai logo dar um ar mais composto. Desde que seja um bâton de longa duração, resistente e que não borre, para não estar sempre preocupada em retocá-lo.»

ESSENCIAIS DOS FESTIVAIS

Produtos à prova de água, sempre. São fundamentais para resistir ao calor, à transpiração e à agitação.

O protetor solar é obrigatório e, hoje, já existem no mercado vários protetores com cor que permitem proteger e corrigir a pele, substituindo as tradicionais bases.

A água termal ajuda a refrescar e a manter a maquilhagem. Basta borrifar o rosto e deixar que a pele absorva a água naturalmente.

Um hidratante de lábios com proteção solar não só protege como também deixa os lábios mais bonitos. Se preferir, opte por uma versão colorida e abdique do bâton.