Dias da rádio

Dezenas de crianças assistiram à transmissão, a 21 de novembro de 1935, do programa infantil da Emissora Nacional organizado pelo semanário O Senhor Doutor, na VI Exposição de Rádio e Eletricidade. Ao vivo era ainda melhor. Fernando Pessa também lá esteve.

Era sempre aos domingos à tarde. Vozes na rádio liam contos, poesias e pequenas histórias, tirados do semanário para crianças O Senhor Doutor, e ninguém em casa dava pelo tempo a passar. Como podia uma coisa tão simples soar tão bem? E que bela ideia tivera Henrique Samorano, redator da publicação infantil e locutor do Rádio Clube Português, ao começar a emitir o programa com o mesmo nome também na rádio, em 1934. Dos 15 minutos iniciais, inteiramente falados, o programa passou a meia hora (e mais tarde a uma), com números musicais da minivedeta Mimi Extremadouro, de 6 anos. Ali surgiram os primeiros episódios de As Lições do Tonecas, de José Oliveira Cosme, representados por ele e Samorano (o professor e Tonecas). Os miúdos deliravam. Os pais também. Por isso todos acorreram para conhecer ao vivo, em carne e osso, os seus heróis da rádio.

«Decorreu muito animada a matinée dedicada às crianças que ontem se realizou na VI Exposição de Rádio e Eletricidade», elogiava o Diário de Notícias de 22 de novembro, registando «o riso alegre da pequenada» no Palácio das Exposições do Parque Eduardo VII, em Lisboa. «A transmissão em exterior do programa infantil da Emissora Nacional, organizado pelo semanário O Senhor Doutor, proporcionou à petizada o admirável ensejo de assistir à emissão do que tanto gostam de ouvir pela radiotelefonia.» Houve música a rodos e até um concerto da Orquestra Portuguesa da Emissora Nacional. Chá e bolos para o lanche, servidos pelo «pessoal feminino» do stand das Companhias Reunidas Gás e Eletricidade. Distribuição de rebuçados, brinquedos, latas de Ovomaltine e perfumes. O próprio jornalista Fernando Pessa (de pé, à esquerda), primeiro locutor da Emissora, seria o primeiro a dizer: «E esta, hein?»

EXPOSIÇÃO
No dia a seguir à transmissão, o certame ficou marcado por «uma brilhante soirée de moda», com a Emissora Nacional a dar de novo música aos visitantes. Veja na galeria de imagens outras fotografias da Emissora Nacional nas décadas de 1930 e 1940.