As melhores apps para o verão

apps verão

Pegue no telefone e abra o GooglePlay ou o iTunes… Estas são algumas das aplicações que vai querer instalar no smartphone, agora que começa o verão. Umas são mais úteis, outras são mais divertidas. Todas valem a pena.

VERÃO SEM FILAS
Se anda de férias pelo interior do país, o trânsito não deve ser um problema, mas quem estiver no Algarve ou na Costa de Caparica numa tarde de sábado deve saber que tipo de trânsito enfrentará antes de dar por si enfiado numa fila da qual não vai sair tão cedo. Uma das aplicações com mais downloads e melhores avaliações dos utilizadores para este efeito é a Waze uma app colaborativa que o deixa a par do estado do trânsito em tempo real, com base nas informações de trânsito e alertas de outros condutores. Tem também uma funcionalidade, «rotas programadas», que, com base nas informações de trânsito e numa hora desejada de chegada, lhe envia um lembrete para sair a horas. Está disponível para iOS e Android e é grátis.

SEMPRE INFORMADO SOBRE RAIOS UV
Os raios UV são responsáveis por um bronzeado bonito e saudável mas também, em excesso, por queimaduras solares, alergias, envelhecimento precoce e cancro cutâneo. É útil ter noção do índice destas radiações para se proteger convenientemente, já que níveis diferentes de radiação implicam proteção diferente. Na altura de instalar uma aplicação sobre o estado do tempo, opte por uma que também forneça esta informação. Uma das hipóteses é o meteo@IPMA, a aplicação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, disponível para iOS e Android, gratuita, que além da previsão do tempo e do mar para 9 dias, o informa sobre estes índices.

MAPAS DO CÉU
Já tem o Google Maps no smartphone? Então instale o Google Sky Maps, a aplicação que lhe permitirá navegar pelo céu e perceber o que está a ver cada vez que olha para cima nas noites de verão. Se vir um ponto brilhante que lhe chama a atenção e não sabe se é uma estrela ou um planeta, basta apontar o telefone ao céu para a aplicação lhe apresentar o mapa do que vê. A app usa os dados do GPS e da bússola para se localizar. Grátis, mas apenas disponível para Android. No entanto, no iTunes vai encontrar aplicações semelhantes para iOS.

VAI-TE EMBORA Ó MELGA
Espantar mosquitos através da emissão de um som de ondas de alta frequência que não são ouvidas pelo ouvido humano? Os cientistas dizem que a promessa é um disparate, o próprio fabricante esclarece o mesmo, no texto de descrição da app (razão pela qual muitas têm a seguir ao nome «brincadeira» ou «prank»), mas alguns utilizadores garantem que passam noites mais tranquilas e acordam menos picados quando deixam a app ligada. Basta uma pesquisa para encontrar dezenas de aplicações do género. Um destes «placebos» é a Anti Mosquito Prank cujo download é gratuito. Experimente – mas sem se fiar muito em bons resultados.

COMBUSTÍVEL AO MELHOR PREÇO
Anda em viagem pelo país e não sabe onde abastecer? O VivaGas diz-lhe. A partir das informações relativas ao preço dos combustíveis da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGGE), a app permite encontrar os postos de abastecimento mais próximos e mais económicos. Também tem algumas informações adicionais relativas ao tipo de serviços de suporte, como lojas de conveniência, multibanco ou postos abertos 24 horas por dia. Está disponível para Android e iOS e é gratuita.

PRAIAS LONGE DO MAR
Quem não aprecia multidões e quer ir a banhos, pode instalar a iPraiasFluviais no smartphone. Basta escolher a zona onde está (apenas disponível para a região centro do país) para lhe surgir a lista de praias fluviais disponíveis com respetiva informação adicional que vai da qualidade da água aos restaurantes e alojamentos nas imediações. Grátis e disponível tanto para iOS como para Android.

FAZER AS MALAS SEM ESQUECIMENTOS
Talvez a parte mais chata de uma viagem seja fazer as malas. Pior, só mesmo chegar ao destino e perceber que metade do que precisava ficou em casa a milhares de quilómetros de distância. Esta aplicação faz praticamente as malas por si. O PackPoint – um organizador e planificador da lista de bagagem para viajantes frequentes – ajuda-o a compor a lista da bagagem depois de introduzir o destino, a data de partida, o número de noites de estada, as atividades que planeia fazer e até se terá acesso ao não a uma lavandaria. Que nunca mais lhe falte um par de meias… Grátis e disponível para Android e iOS.

EM CASO DE EMERGÊNCIA

Não deixe que uma dor de cabeça, uma lesão muscular, uma constipação ou uma insolação lhe arruíne as férias. Estas situações podem surgir em qualquer lugar, por isso o melhor é ter sempre à mão a aplicação das Farmácias Portuguesas, no caso de precisar de comprar algum medicamento. A app localiza as farmácias mais perto de si e diz-lhe quais é que estão de serviço. É gratuita e está disponível para iOS e Android.

PALAVRA-CHAVE: HIDRATAÇÃO

A Autoridade Europeia da Segurança Alimentar recomenda que a ingestão diária de água seja cerca de dois litros para mulheres e 2,5 litros para os homens. No entanto, estes números podem variar de pessoas para pessoa, de acordo com diversos fatores, como a idade, peso, sexo, estilo de vida e estação do ano. No verão, torna-se ainda mais importante garantir que o organismo está hidratado. Para quem bebe pouca água, a Hydrocoach pode revelar-se bastante útil. Além de calcular a quantidade ideal de água que deve ingerir, a aplicação integra lembretes para que não se esqueça de beber água ao longo do dia. É gratuita e está disponível apenas para Android. Mas Na App Store encontra versões semelhantes para iOS.

FÉRIAS CALMAS

Nem sempre as férias são sinónimo de descanso, sobretudo se estiver com crianças por perto. Nestes casos, a solução para relaxar pode estar na palma da sua mão. Descarregue a aplicação Calm e prepare-se para uma sessão de relaxamento, cuja duração (entre 2 a 30 minutos) fica ao seu critério. Da app saem instruções que ajudam a acalmar a mente. Esta é uma aplicação gratuita, disponível para iOS e Android.