Ao volante, em direção às férias

Deite fora os grandes mapas dobráveis de papel – já não vai precisar deles. Os aliados das longas viagens de automóvel são mais práticos e inteligentes e cabem na palma de uma mão.

Há cada vez  mais portugueses a gozarem férias em julho. Alguns vão para fora; mas muitos – 86,7%, segundo um estudo de mercado realizado este ano pela empresa Odisseias – optam por ficar no país e lançam-se à estrada logo no primeiro fim de semana do mês. Uns rumam até ao Algarve, que continua a ser o destino preferido dos portugueses; outros seguem as vias do norte de Portugal ou aventuram-se pelas rotas do litoral alentejano.

Para estes veraneantes que fazem do automóvel o meio de transporte das férias, as viagens de carro podem ser uma boa ou má experiência. Para que tudo corra sobre rodas no que diz respeito ao itinerário, investir num equipamento de GPS (sigla de Global Position System, em português sistema de posicionamento global) pode ser uma boa ideia. Os novos avanços nos sistemas de navegação permitem conhecer, em tempo real, a informação sobre o trânsito e oferecem rotas alternativas em caso de obras públicas ou acidentes rodoviários. Certos aparelhos indicam ainda a localização de radares de velocidade, pontos de interesse, como monumentos e miradouros, e pontos de paragem úteis, como bombas de gasolina, hospitais, farmácias e alojamentos.

Veja na galeria como tirar o melhor partido do GPS.

SEM GPS? SMARTPHONE À MÃO
Já existem inúmeras aplicações de navegação para smartphones que fazem um trabalho semelhante ao tradicional GPS. A app MEO Drive é uma das mais conhecidas. Inclui mapas de Portugal Continental e ilhas e pode ser utilizada em modo offline. É gratuita e está disponível para Android e iOS. A aplicação Google Maps é idêntica à anterior e facilita muito a navegação, ao fornece informações de trânsito em tempo real. Inclui orientações por voz. Igualmente gratuita e disponível para Android e iOS. As aplicações Waze e Sygic também garantem uma experiência de navegação segura, ao fornecerem direções sonoras. A última inclui ainda avisos de segurança acerca de curvas acentuadas e limites de velocidade. Ambas gratuitas para Android e iOS.