Click! Ação, aventura e adrenalina

É um dos maiores concursos de fotografia do mundo, especializado em desportos de ação e aventura. De dois em dois anos, o Red Bull Illume convida fotógrafos de todo o planeta, amadores e profissionais, a mostrar os seus trabalhos. Portugueses já foram longe – e neste ano prometem voltar.

Um atleta passeia-se num cabo a mais de mil metros de altitude, nas montanhas dos Alpes. Outro faz snowboard na única escadaria que escapou a um forte nevão, no Norte da Suécia. No Alasca, dois surfistas com fatos isotérmicos transportam as pranchas numa aldeia isolada pelo frio polar. Nos Açores, um especialista em saltos para a água desafia os limites entre dois penhascos no ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel. Bem-vindos ao Red Bull Illume, o concurso internacional de fotografia dedicado aos desportos de ação e aventura!

Criado em 2007 e com três edições já realizadas, o evento regressa neste ano. Até ao fim do mês, milhares de fotógrafos amadores e profissionais dos quatro cantos do planeta podem inscrever-se em onze categorias. Na categoria de Lifestyle esperam-se imagens que captam a criatividade, a cultura e a música à volta da ação, em Playground pretendem-se fotografias que mostrem paisagens, locais e plataformas elevadas a um estatuto de culto por um atleta ou grupo, Energy representa o esforço e poder num momento de aventura e Spirit espelha a personalidade e emoção de uma performance única. Close Up procura detalhes e perspetivas singulares de um feito desportivo raro, Wings abre os horizontes para o ambiente aéreo onde homens e mulheres mostram que também sabem voar, Sequence conta, em apenas uma imagem, toda a história de uma determinada manobra e New Creativity traduz uma ideia, ângulo, formato ou luz ímpares. A categoria Enhance destina-se a imagens manipulada digitalmente (vetadas em todas as outras categorias), Masterpiece aposta num estilo mais artístico em que cabe praticamente tudo e Mobile, a novidade de 2016, inclui pela primeira vez fotografias captadas em exclusivo com telemóveis e tablets.

NM1243_RedBull33

A tarefa de eleger as melhores fotografias está entregue a um júri internacional de cinquenta elementos, profissionais da imagem de meios tão distintos como a Sports Illustrated, Agence France-Presse, Time Magazine, Associated Press e Leica Fotografie. Serão estes jurados que irão escolher, numa primeira fase, as melhores 275 fotografias (25 de cada categoria), divulgadas no final de julho. À semelhança do que ocorreu em edições anteriores, esta seleção será editada em livro, numa edição de grande formato. No outono, o júri fará o anúncio final: a vencedora geral e as vencedoras das categorias. As cinco melhores fotografias de cada categoria (num total de 55 imagens) darão corpo a uma exposição que irá correr o mundo inteiro, exibidas em enormes caixas de luz em espaços ao ar livre, sempre durante a noite. Os prémios totalizam mais de cem mil euros.

Na edição de 2013, cerca de 6500 fotógrafos de 124 países submeteram quase trinta mil fotografias à apreciação do júri. A exposição internacional foi vista por mais de trezentas mil pessoas.

OS PORTUGUESES
Portugal tem marcado presença no Red Bull Illume desde a primeira edição e, a partir de 2010, três fotógrafos chegaram à semifinal. Pode ser que neste ano cheguem à exposição. Ou ainda mais longe.

NM1243_RedBull34

JOÃO BRACOURT
ENTRE OS 250 MELHORES DE 2013
«Comecei a fotografar cedo», diz Bracourt. «O ponto de partida foi o rali de Portugal. O surf veio mais tarde. Hoje estou inteiramente dedicado ao mar.» O fotógrafo de 44 anos já colaborou com a The Surfers Journal e as revistas Stab e Surfing Magazine. E fez campanhas de publicidade. A fotografia que lhe permitiu chegar à semifinal em 2013 foi tirada na ilha de Nias, na Indonésia. «É um spot mítico devido aos vídeos do Tom Curren. Era uma onda mutante e consegui fotografar toda uma sequência.» Para este ano, o fotógrafo aposta nas categorias de New Creativity, Lifestyle e Mobile.

NM1243_MiguelFotografo_RedBull

MIGUEL NUNES
ENTRE OS 250 MELHORES DE 2013
Destacou-se no Red Bull Illume com a primeira fotografia de bodyboard a atingir uma semifinal. «A imagem surgiu na sequência de um projeto do meu amigo Hugo Pinheiro, um dos melhores atletas portugueses de bodyboard. Foi tirada na praia de Super Tubos numa sessão de Tow-Out no inverno. Fotografei a partir de um autogiro (espécie de helicóptero). A combinação da luz, da manobra e da onda, associadas ao ângulo que o autogiro nos proporcionou, resultou numa imagem magnífica.» Miguel ainda não tem «a fotografia» para a edição deste ano. Mas sabe que vai concorrer.

NM1243_RedBull04

VASCO NEVES
ENTRE OS 250 MELHORES DE 2010
Apaixonado pelo skate, em que começou por ser praticante, o fotógrafo de 38 anos acabou por se especializar num dos desportos com maior crescimento a nível mundial. Com mais de uma década de carreira, fotografa sobretudo para o site skatebyte.com. Logo na estreia no concurso, em 2010, atingiu a semifinal com três imagens. «Foram todas tiradas em Portugal, uma em Benfica, outra no Alentejo e a última num armazém em Sintra. Nuns casos foi o local que fez a diferença, noutros a técnica.» A próxima participação está já a ser preparada, mantendo-se na mesma temática.

COMO CONCORRER
Até 31 de março, as fotografias (que deverão ter sido captadas depois de abril de 2013) devem ser submetidas a concurso. Cada fotógrafo pode inscrever apenas cinco imagens por cada uma das onze categorias. No final de julho são revelados os 275 semifinalistas e, no outono, os vencedores. Informações e inscrições em www.redbullillume.com.