OPINIÃO

Verde que te quero verde

Assim é o abacate: um superalimento e ideal para saladas frias que se preparam num ápice.

O abacate liga bem com queijo parmesão, todos os citrinos, manga, papaia, camarão, carne de caranguejo, frango ou peixe grelhado. Como oxida em contacto com o ar, o limão ou a lima devem ser usados em todas as confeções. Deve ser guardado fora do frigorífico.

1. GUACAMOLE
2 abacates maduros, 2 tomates maduros e rijos, 2 chalotas, 1 ou 2 limas, 1 dente de alho, 1 raminho de coentros, 2 malaguetas ou tabasco

Reduza a puré a polpa dos abacates que devem estar maduros, misture com o sumo das limas, junte a chalota (ou a cebola) finamente picada, o tomate sem sementes cortado em cubinhos, o dente de alho picadinho e uma mão-cheia de coentros frescos picados. Se gostar de picante, e este faz parte da receita original, acrescente uma ou duas malaguetas (verdes ou vermelhas) a que retirou as sementes ou então umas gotas de tabasco. Sirva com tiritas de milho.

Receita para 4 pessoas

2. SALADA DE FEIJÃO PRETO COM ABACATE
1 lata de feijão preto, 1 pimento vermelho assado, 2 abacates, 125 g de bacon em tiras, tomate-cereja. VINAGRETA: 4 colheres de sopa de azeite virgem extra, 2 colheres de sopa de limão, 1 dente de alho, sal

Passe o feijão por água corrente fria e escorra-o bem. Frite as tiras de bacon numa frigideira antiaderente, sem acrescentar qualquer gordura, até que fiquem crocantes. Corte o abacate em cubinhos. Envolva tudo cuidadosamente, junte o tomate-cereja e as tiras de pimento assado, sem pele nem sementes. Tempere com a vinagreta a que juntou um dente de alho esmagado.

Receita para 4 pessoas

3. SALADA DE BATATA NOVA
1 molho de agrião, 800 g de batatinha nova, 200 g de bacon em cubinhos, 1 abacate, 1 limão, 1 cebola roxa, 12 ovos de codorniz, queijo parmesão em lascas (fac.). VINAGRETA: 4 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de vinagre de vinho branco ou de vinagre balsâmico, sal, pimenta

Coza as batatinhas com a casca. Depois de frias, retire a casca e corte-as em quartos. Coza os ovos de codorniz em água com sal. Corte o abacate em cubinhos e regue-o com sumo de limão. Frite o bacon e prepare o agrião. Misture tudo, tempere e decore com os ovinhos cortados ao meio. Nota: use batatinhas das que se vendem embaladas, vão ao micro-ondas e ficam prontas.

Receita para 4 pessoas

4. SALADA ITALIANA
6 tomates-chucha, 2 queijos mozzarella, manjericão, azeite virgem extra, 1 limão, sal, pimenta

Corte o abacate em fatias e regue-as com sumo de limão. Corte o tomate e a mozzarella às rodelas. No prato de servir coloque uma fatia de tomate outra de mozzarella e por fim o abacate. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta moída na altura. Por cima, disponha as folhinhas de manjericão.

Adriana Freire
Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens