Um superalimento

Além de ser rico em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais, é um alimento barato, que se conserva durante muito tempo e que pode ser usado nas mais diversas aplicações culinárias. De preferência use-o seco, demolhado de véspera. Mas se o tempo é pouco, é só abrir uma lata!

1. Caril de grão
2 latas de grão (aprox. 500 g), 1 embalagem de espinafres congelados ou 1 molho de espinafres frescos, 4 dentes de alho picados, 1 cebola picada, 1 colher de sopa de óleo, 3 tomates ou 1 lata pequena de tomate pelado, 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado, 1 colher de sobremesa de curcuma, 1 colher de sobremesa de coentros em pó, 1 colher de chá de cominhos em pó, 1 colher de café de garam masala, 1 colher de café de piripiri em pó (fac.), pimenta preta, sal, coentros frescos

Num tacho coloque o óleo com a cebola picada. Assim que a cebola ficar translúcida junte o alho e o gengibre, deixe por um minuto e adicione os cominhos, os coentros (em pó) e a curcuma. Assim que estas libertarem o seu aroma, junte o tomate triturado e uma chávena de água. Quando começar a ferver junte o grão e os espinafres e deixe cerca de dez minutos. Por fim, tempere com sal e pimenta, junte o picante e a garam masala, os coentros frescos picados e sirva de imediato, simples ou com arroz basmati.

6 PESSOAS

nm1222_receitas02

2. Puré de grão
1 lata de grão, 3 batatas médias, 3 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de manteiga, tomilho, sal

Lave bem as batatas, corte-as em quartos e coza-as com a pele em água temperada com sal. Depois de cozidas, remova a pele. Esmague os alhos e leve-os ao lume com o azeite e um pouco de tomilho. Logo que estes começarem a ficar moles, retire do lume e junte à batata. De preferência com um passe-vite, reduza a batata e o grão a puré. Retifique o tempero e misture a manteiga. Sirva a acompanhar legumes grelhados ou carne grelhada, assada ou estufada.

4 PESSOAS

nm1222_receitas04

3. Hambúrgueres de grão
1 lata de grão (500 g), 1 cenoura ralada, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de cebolinho picado, 2 colheres de sopa de sementes de sésamo torradas, 1 ovo, 1 colher de chá de cominhos moídos, azeite virgem extra, sumo de limão, pão ralado, sal

Triture grosseiramente o grão, junte a cenoura ralada, a cebola, o alho e o cebolinho picados. Adicione o ovo batido e tempere com sal, cominhos, sumo de limão e um pouco de azeite. Junte as sementes de sésamo e o pão ralado necessário para conseguir moldar os hambúrgueres. Deite um fio de azeite numa frigideira antiaderente e frite os hambúrgueres dos dois lados.

4 PESSOAS

nm1222_receitas03

4. Grão com linguiça
1 linguiça, 2 chalotas, 500 g de grão, 0,5 dl de azeite, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto, sal, pimenta, orégãos

Pique a chalota e corte a linguiça em rodelas. Refogue a chalota num pouco de azeite e assim que esta começar a alourar junte a linguiça. Deixe ao lume até a linguiça cozer, tempere com sal e pimenta e retire do lume. Junte o grão depois de escorrido e lavado, o azeite, o vinagre, os orégãos, e envolva tudo muito bem. Em vez de linguiça pode usar chouriço ou bacon. Sirva com fatias de um bom pão caseiro.

4 PESSOAS

NOTA: se usar grão seco, o equivalente a uma lata de aproximadamente 500 g (depois de escorrido) é de cerca de 200 g. Antes de usar o grão de lata, passe-o por água corrente abundante.