OPINIÃO

Um spa na sua despensa

Prepare receitas de beleza como faziam as nossas avós.

Tudo o que precisa para ficar bonita está em casa. Com ingredientes simples e pouco tempo, é possível «cozinhar» produtos de beleza livres de químicos e mais económicos do que os que  encontramos mo mercado.

Esteticista há mais de vinte anos, Manuela Nunes conhece bem os anseios, os receios e as dificuldades das mulheres quando o assunto é beleza. Cabelo, pele, unhas: todas os queremos mais fortes, brilhantes, saudáveis. Mas a falta de tempo e os custos impedem-nos, por vezes, de cuidar de nós tanto quanto desejaríamos. Foi assim que Manuela se lembrou de escrever Um Spa em Sua Casa (12,60 euros, A Esfera dos Livros), um manual prático que reúne dicas, receitas e instruções para, de forma simples e económica, preparar receitas de beleza, como faziam as nossas avós.

«Fui recolhendo as receitas ao longo da vida, graças aos ensinamentos das pessoas mais velhas. A verdade é que no tempo das nossas avós a indústria cosmética não estava tão adiantada e, há cinquenta anos, as mulheres também se tratavam», explica Manuela, que não hesita em enumerar algumas das vantagens destes produtos: «São mais económicos, estão sempre à mão e, por não terem químicos, há menos riscos de alergias. Ainda assim, nem tudo o que é natural é necessariamente benéfico, por isso a autora recomenda que se usem apenas os ingredientes sugeridos nas receitas presentes no livro, todas elas testadas. Por não terem qualquer tipo de conservante, o prazo de validade dos produtos preparados em casa é mais reduzido, sobretudo no caso dos cremes, que devem ser usados, no máximo, duas semanas após a preparação. O ideal é aplicá-los assim que os prepara, para beneficiar de todas as suas propriedades.

PARA FAZER EM CASA
Em Um Spa em Sua Casa, Manuela Nunes reúne 200 receitas para cabelos, pele e unhas, incluindo cremes, tónicos, esfoliantes, vaporizações e banhos. Conheça alguns exemplos.

HIDRATAR CABELOS SECOS
2 colheres de sopa de azeite, alecrim q.b.
Junte ao azeite algumas folhas de alecrim. Misture bem com os dedos e aplique no cabelo massajando suavemente. Deixe atuar por 20 minutos e lave. Aplique uma vez por semana.

HIDRATAR PELE SECA
Água q.b., bicarbonato de sódio q.b., açúcar q.b.,  1 cenoura, papaia q.b., mel q.b.
Lave o rosto e faça uma esfoliação com uma mistura de mel e açúcar. Em seguida lave a pele com água misturada com bicarbonato de sódio. Rale uma cenoura e junte papaia e mel. Aplique e deixe atuar cerca de 30minutos. Retire com o resto da água. Termine com o seu creme habitual.

PARA PELES OLEOSAS
1 colher de sopa de polpa de pepino, 1 colher  de sopa de levedura de cerveja, 1 colher de chá de mel, soro fisiológico q.b.
Misture os ingredientes e bata tudo com a batedeira, acrescentando soro fisiológico para dissolver melhor a mistura. Aplique no rosto e deixe atuar durante cerca de 20 minutos. Retire com água fria.

PARA FORTALECER AS UNHAS
1 chávena de café de azeite morno, sumo de meio limão
Mergulhe as unhas no azeite morno e deixe-as nessa gordura durante aproximadamente cinco minutos. A seguir, massaje­-as com o sumo de limão.

O QUE VAI PRECISAR
A maioria dos instrumentos necessários são os que já usa na cozinha. Porém, Manuela Nunes alerta: «Deve reservá-los para este fim e não os utilizar na preparação de alimentos. Alguns resíduos e bactérias podem afetar a qualidade e a frescura dos produtos.»

_Batedeira elétrica: não precisa de uma nova, basta um novo conjunto de varas. É importante para misturas homogéneas que não se conseguem batendo à mão.

_Balança de cozinha: de alta precisão, já que as quantidades são, muitas vezes, bastante reduzidas.

_Copo medidor: de vidro, por questões de higiene.

_Recipientes e colheres: de uso exclusivo para os produtos.

_Tigela de vidro resistente ao calor: para misturas em banho-maria.

_Termómetro de cozinha ou laboratório: importante na preparação de cremes, que requerem temperaturas exatas.

Laura Patrício