OPINIÃO

Treme-treme

Prática, fresca e fácil de preparar, a gelatina é um excelente ingrediente para dar largas à criatividade.

Com fruta, com álcool, com queijo ou com ovos, as combinações para preparar receitas deliciosas não têm limites. Aqui ficam quatro.

1. Gelatina com melancia
1 saqueta de Gelatina Royal light 10 kcal sabor melancia (1 l de água), melancia a gosto
Descasque a melancia, corte em pequenos cubos e retire as sementes. Dissolva o conteúdo da bolsa de gelatina em 500 ml de água a ferver. Mexa até ficar totalmente dissolvido. Retire do lume, adicione mais 500 ml de água fria e mexa bem. Deixe que fique morna. Coloque numa forma os cubos de melancia e deite por cima a gelatina até cobrir a fruta. Deixe no frigorífico durante o tempo suficiente até ganhar consistência. Servir com cubos de melancia fresca.

nm1207_receitas03

2. Flanzinhos de manga
1/2 saqueta de Gelatina Royal light 10 kcal sabor frutos tropicais, 250 g de queijo Philadelphia light, 1 manga, 50 g de adoçante, fruta para decorar
Descasque a manga e reserve um pedaço dela para fatiar e decorar posteriormente no acabamento do prato. Retire toda a polpa restante e triture aproximadamente 250-300 gramas. Elabore a gelatina tal como indicado na embalagem, mas com metade do pó e apenas 250 ml de água. Uma vez morna, misture-a com o queijo e o adoçante e, por último, adicione a polpa de manga. Encha várias taças ou formas de acordo com o seu gosto e deixe repousar no frigorífico durante pelo menos duas horas. Depois de estarem bem frios, sirva-os em pratos decorados a gosto e adicione a fruta de forma decorativa no topo juntamente com as fatias de manga.

nm1207_receitas02

3. Cheesecake de frutos tropicais
200 g de bolachas tipo digestive, 40 g de manteiga, 2 colheres de leite magro, 400 g de queijo Philadelphia light, 2 folhas de gelatina, 2 gemas de ovo, 150 g de adoçante, 1 colher de rum, 1 saqueta de Gelatina Royal light 10 kcal sabor frutos tropicais (400 ml água), 1 lima, fruta vermelha para decorar
Esmague as bolachas numa tigela, junte a manteiga derretida e o leite e misture até formar uma massa homogénea. Ponha-a no fundo de uma forma quadrada, apertando com a ajuda de uma colher até ficar uma camada fina. Reserve no frigorífico. Misture as gemas com o adoçante e o rum e leve a banho-maria, batendo a mistura até as gemas duplicarem o volume e ficarem esbranquiçadas. Adicione as folhas de gelatina (previamente demolhadas), o queijo, misture e coloque na forma sobre a base de bolachas, deixando espaço para a gelatina (não encha totalmente a forma); reserve novamente no frigorífico. Lave a lima, retire a casca, corte-a em juliana e escalde-a em água a ferver durante um minuto. Escorra e reserve. Prepare a gelatina de frutos tropicais, mas com 400 ml de água ao todo. Deixe arrefecer. Antes que ela comece a endurecer, adicione a casca de lima, mexa bem e deite a gelatina na forma sobre o queijo. Volte a arrefecer no frigorífico. Sirva-a fria, retirada das formas, cortada em quadrados e decorada com fruta vermelha e uma lâmina de lima.

nm1207_receitas01

4. Sobremesa fresca de limão
1 embalagem de Gelatina Royal light 10 kcal sabor limão, 2 iogurtes naturais magros, limão e hortelã para decorar
Preparar a gelatina de acordo com as instruções (1 litro). Levar ao frio. Quando estiver sólida, juntar os iogurtes e misturar muito bem no liquidificador ou com varinha mágica. Levar ao frio até solidificar de novo e decorar a gosto com o limão e umas folhinhas de hortelã.