OPINIÃO

Trabalhar antes do bronze

Pele bonita e bem, ainda há quem...

Antes de se estender ao sol, saiba o que pode e deve fazer em casa para conseguir uma pele de verão tão bonita quanto saudável.

1 VIVA O BETACAROTENO
Não importa quantos cremes, tónicos e outros produtos coloquemos sobre a pele, o verdadeiro cuidado começa por dentro. Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele é também um reflexo da nossa saúde, sendo diretamente afetada por aquilo que ingerimos. Para um bronzeado mais bonito, uniforme e duradouro, aposte em alimentos ricos em betacaroteno, substância que estimula a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. O betacaroteno não só ajuda a pele a obter um tom mais bonito como também combate os radicais livres e a radiação solar graças ao seu efeito antioxidante. Assim, é um bom aliado na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Boas fontes de betacaroteno são os vegetais e frutos vermelhos, laranjas, amarelos e verdes-escuros, como cenoura,  abóbora, beterraba, manga, papaia, espinafres ou brócolos, sendo que quanto mais forte a cor do alimento, melhor. Mas atenção: em excesso, o consumo de betacaroteno pode levar ao desenvolvimento de carotenemia, uma condição em que a pele começa a ficar com uma coloração amarela. Nada de pânico, porém – nesse caso, o tratamento é simples, bastando reduzir o consumo de alimentos ricos nesta substância.

2 O PODER DO H2O
Uma pele bem hidratada é uma pele saudável. E se isto é verdade o ano inteiro, no verão a máxima torna-se ainda mais relevante, tendo em conta a maior perda de líquidos e sais minerais associada às temperaturas elevadas. Segundo o Instituto de Hidratação e Saúde, devemos ingerir entre 1,5 e 2 litros de líquidos por dia. Para quem não é fã de água, as águas aromatizadas e chás frios (sem açúcar) são uma boa opção, sendo esta também uma boa altura para aumentar o consumo de alimentos com maior percentagem de água, como frutas, vegetais e sopas frias. Alguns exemplos são a melancia, o aipo, espinafres e alface, todos eles com mais de noventa por cento de água na sua composição.

3 ESFOLIAR PARA BRILHAR
Antes dos primeiros dias de sol, faça uma esfoliação ao rosto e corpo, removendo as camadas de células mortas para que a sua cútis se apresente mais suave, jovem e saudável. Lembre-se que o sol, calor, sal do mar e cloro das piscinas são alguns dos elementos que, no verão, ameaçam o equilíbrio da pele. Assim, torna-se fundamental não abandonar as rotinas de cuidados, nem mesmo durante as férias, adequando a escolha dos produtos às necessidades do seu tipo de pele. Para isso, garanta que tem os seus produtos prontos para levar de férias, comprando, se necessário, frascos apropriados para o transporte no avião.

4 ADEUS PELOS
Diferentes métodos de depilação têm diferentes prós e contras mas, em todos, é importante respeitar o tempo de espera recomendado para apanhar sol, de modo a evitar o surgimento de manchas e irritações cutâneas. No caso da depilação a laser ou luz pulsada, as recomendações das clínicas variam entre duas semanas e um mês, razão pela qual o verão poderá não ser a melhor altura para iniciar estes tratamentos. Quanto à depilação a cera, este continua a ser um método duradouro e seguro, implicando um período recomendado de repouso da pele de apenas 24 horas antes de apanhar sol. Em caso de “emergência”, pode sempre recorrer à tradicional lâmina, já que esta não implica qualquer tempo de repouso pré-sol.

5 MEXA-SE, PELA SUA PELE
A lista de benefícios associados à prática de exercício físico é longa e, no geral, bem conhecida. O que muita gente não sabe, porém, é que o exercício físico também é um excelente aliado da pele. Ao melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação das células, a prática de exercício contribui para uma pele mais brilhante, saudável e jovem. Se é adepto do movimento ao ar livre, lembre-se de usar sempre um bom protetor solar e chapéu, evitando as horas de maior calor.

Laura Patrício