OPINIÃO

Para molhar

Uma sugestão fresca, colorida e saudável, que dá mais sabor a saladas e grelhados.

Nos seus molhos, use os vegetais que mais lhe agradarem desde que sejam crocantes e cortados em pequenos pedaços: brócolos, cogumelos, talos de aipo, couve-flor, cenoura, nabo, rabanetes, pepino, tomate-cereja, pimento.

1. Molho de iogurte com hortelã
250 ml de iogurte grego, 1 pepino grande, 1 raminho de hortelã, 1 dente de alho

Descasque o pepino e, com a ajuda de uma colher, retire as sementes. Rale o pepino e coloque-o no centro de um pano limpo e torça até retirar toda a água. Numa tigela misture o iogurte com o dente de alho desfeito, o pepino ralado e escorrido e a hortelã picada. Tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Guarde no frigorífico e retire a tempo de ser servido à temperatura ambiente.

2. Molho de queijo e cebolinho
2 dl de maionese, 2 colheres de sopa de natas, 2 queijos frescos ou 1 requeijão, cebolinho, sal, pimenta preta

Desfaça o queijo fresco ou o requeijão e misture-o com as natas até que fique cremoso. Junte a maionese e o cebolinho picado e tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Se preferir pode usar tofu ou queijo-creme e também suprimir a maionese. Se gostar de sabores mais intensos use roquefort ou blue cheese e, em vez do cebolinho, junte estragão.

3. Molho de amendoim
4 colheres de sopa de manteiga de amendoim, 4 colheres de sopa de mel, 4 colheres de sopa de molho de soja, 4 colheres de sopa de vinagre de arroz, 4 colheres de sopa de óleo, 4 colheres de sopa de óleo de sésamo, 1 colher de sopa de gengibre ralado, 2 ou 3 dentes de alho esmagados, malagueta (fac.)

Esmague bem os dentes de alho até obter uma pasta, misture com o mel, a manteiga de amendoim, o molho de soja, o vinagre de arroz, o óleo e o óleo de sésamo e, por fim, o gengibre fresco ralado. Se gostar, acrescente malagueta. Reserve no frigorífico até servir. Se não tiver manteiga de amendoim à mão, experimente esta receita: no copo misturador, coloque uma chávena de amendoins, três dentes de alho, três colheres de sopa de açúcar (de preferência amarelo), duas colheres de sopa de água e o sumo de meio limão. Triture tudo até obter uma pasta cremosa e, sendo necessário, acrescente mais água.

4. Molho de sésamo
1 chávena (de chá) de tahini (pasta de sésamo), 2 colheres de sopa de sumo de limão, sementes de sésamo (fac.), tabasco, sal

Misture a pasta de sésamo (tahini) com o sumo de limão, tempere com sal e tabasco e acrescente a água necessária para obter uma pasta cremosa. Coloque no recipiente de servir e decore com sementes de sésamo torradas.

Adriana Freire
Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens