Jornalista da Notícias Magazine ganha menção honrosa

O Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença destacou com uma menção honrosa o trabalho do jornalista Ricardo J. Rodrigues, para a Notícias Magazine, que conta as histórias de idosos que continuam a trabalhar depois da idade da reforma. “Porque a pensão não chega, porque têm de ajudar os filhos, pagar comida, contas, medicamentos”, lê-se na reportagem ‘Trabalhos forçados’.

A reportagem Trabalhos forçados retrata a realidade dos portugueses que, após os 65 ou mesmo os 70 anos, continuam a trabalhar. Quase 20% dos portugueses entre os 70 e os 74 anos permanecem ativos. Leia aqui a reportagem inteira, que valeu a atribuição da menção honrosa do prémio atribuído pela AMI a Ricardo J. Rodrigues.

Os vencedores do prémio são Catarina Gomes, do jornal Público, com as suas reportagens ‘Perdeu-se o pai de José Carlos’ e ‘Lepra – Órfãos de Pais Vivos’, e, em ex-aequo, Pedro Miguel Costa, da SIC, com a reportagem ‘Faz de conta que é uma casa’.

Recebem também menções honrosas, além de Ricardo J. Rodrigues da Notícias Magazine, Miriam Alves, da SIC, com o trabalho ‘O Labirinto de Soraia’, e Sílvia Caneco, do jornal i com os trabalhos sobre Carolina, uma adolescente vítima de abusos sexuais repetidos.

Trata-se da 17.ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença, que é destinado a destacar trabalho jornalístico que represente “uma contribuição válida para que a indiferença dos poderes de opinião pública não permitam cobrir com um manto de silêncio situações intoleráveis”, lê-se no site da organização não-governamental AMI (Assistência Médica Internacional).