Festa é festa

Prepare tudo durante a tarde. Depois, ao longo da noite, vá servindo os acepipes aos convidados.

Os pequenos snacks resultam bem por ser uma coisa que todos podem partilhar.

BACON COM AMEIXA E FOIS GRAS
Ingredientes: 200 g de bacon, 250 g de ameixa seca, foie gras, 2 maçãs reinetas

Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal. Lave bem as maçãs e coloque-as inteiras no tabuleiro. Retire o caroço às ameixas e recheie cada uma com uma ou duas colheres de café de foie gras. Corte as fatias de bacon ao meio, enrole cada metade à volta de uma ameixa recheada e prenda com um palito. Disponha os rolinhos de ameixa no tabuleiro e leve tudo ao forno a 180º C, até derreter a gordura do bacon e assar as maçãs. Espete os rolinhos na maçã assada e sirva. Se a maçã ficar desfeita, coloque o puré numa taça.
6-8 PESSOAS / 20 MIN. / CUSTO MÉDIO

PRESUNTO E CHÈVRE COM COMPOTA DE FIGO
Ingredientes: 10 fatias de presunto, 1 chèvre (180 g), 1 ou 2 colheres de sopa de mascarpone, 1 colher de chá de rábano ralado, compota de figo

Com a ajuda de um garfo, desfaça o queijo e misture-o com o mascarpone suficiente para obter uma pasta moldável. Junte o rábano (se não tiver use um pouco de wasabi) e leve ao frigorífico por uns minutos. Corte as fatias de presunto ao meio, recheie com um pouco do queijo e enrole. Sirva com uma compota, de preferência de figo.
10 PESSOAS / 15 MIN. / CUSTO ECONÓMICO

BRUSCHETTE
Ingredientes: 1 baguete, 250 g de mascarpone, 3 colheres de sopa de natas, 1 chalota, 200 g de salmão fumado, funcho, sal e pimenta, 1 requeijão, 1 pepino, salsa, hortelã

Corte a baguete em fatias de cerca de um centímetro de espessura, coloque-as lado a lado em tabuleiros e leve ao forno a torrar ligeiramente. Prepare a guarnição para as diferentes bruschette. Para a de salmão fumado, pique finamente a chalota e misture bem com o mascarpone e as natas, tempere com sal e pimenta. Barre cada fatia de pão torrado com esta pasta, por cima coloque uma fatia de salmão fumado e um pouco de funcho. Para a bruschetta de pepino: com a ajuda de uma mandolina, corte o pepino, com casca, em rodelas finíssimas e pique as ervas. Em cada fatia de pão torrado, coloque uma camada de requeijão e, por cima, rodelas de pepino e as ervas picadas. Pode fazer outras bruschette, por exemplo, com tomate cortado em cubinhos, temperado com azeite, sal e manjericão. Ou doces, com requeijão, mel e nozes.
10 PESSOAS / 20 MIN. / CUSTO ECONÓMICO

GRESSINOS CASEIROS COM ALECRIM
Ingredientes: 2 embalagens de massa de piza, queijo parmesão ralado, alecrim fresco, flor de sal

Estenda a massa para que fique um pouco mais fina, corte-a em retângulos de cerca de 3×15 cm e polvilhe com queijo ralado, folhas de alecrim previamente picadas e flor de sal. Enrole cada retângulo na diagonal, por fim segure nas pontas e torça-as em simultâneo. Pressione as extremidades, para que mantenham a forma. Forre o tabuleiro com papel vegetal e, por cima, disponha os gressinos lado a lado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C até começarem a dourar. Sirva simples, com azeite aromatizado com alecrim. Cada embalagem de massa dá para 10 a 12 gressinos.
10 PESSOAS / 20 MIN. / CUSTO ECONÓMICO