OPINIÃO

Detox verde à mesa

Um copo por dia vai mudar a sua vida.

Depois dos excessos da Páscoa, comece os dias com sumos naturais, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, que contribuem para o bom funcionamento do fígado, responsável por filtrar e eliminar toxinas. Susana Alves reuniu mais de setenta receitas num único livro.

1. Sumo de couve com travo de limão
1 mão-cheia de espinafres, 1 kiwi, 1 mão-cheia de amoras e mirtilos, 3 folhas de couve, sumo de um limão, 1 colher de chá de camu-camu, 1 colher de chá de chlorella, 1 colher de sobremesa de bagas de goji, 1 colher de sobremesa de sementes de chia, 1 copo de água gelada.

2. Sumo de morangos com kiwi e salsa
5 morangos, 1 kiwi, 1 raminho de salsa, 1 cenoura, 1 mão-cheia de agrião, 1 mão-cheia de espinafres, 1 mão-cheia de camu-camu, 1 colher de café de sementes de cânhamo, 1 copo de bebida de arroz gelada.

3. Sumo de brócolos com laranja
1 mão-cheia de brócolos, 1 laranja, 1 kiwi, 3 folhas de couve, 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça, 1 colher de sobremesa de sementes de chia, 1 copo de bebida de soja gelada.

4. Sumo de beterraba com laranja e mirtilos
1 beterraba, 1 laranja, 1 cenoura, 1 mão-cheia de espinafres, 1 mão-cheia de mirtilos, 1 colher de sobremesa de bagas de goji, 1 colher de sobremesa de sementes de girassol e 1 copo de água de coco gelada.

5. Sumo de papaia com espinafres e hortelã
1 fatia de papaia, 1 mão-cheia de espinafres, 3 folhinhas de hortelã, 1 maçã verde, 1 tomate, 1 colher de sobremesa de sementes de chia, 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça, 1 colher de chá de chlorella, 1 copo de água gelada.

6. Sumo de alface com abacate e gengibre
3 folhas de alface, 1/4 de abacate, 1 pedaço de gengibre, 1 cenoura, 1 kiwi, 1 rodela de ananás dos Açores, 1 colher de sobremesa de bagas de goji, 1 colher de sobremesa de sementes de girassol, 1 copo de bebida de arroz gelada.