OPINIÃO

Comer bem não custa nada

Um regalo para a vista e para o paladar, estas receitas saudáveis.

Quem disse que a comida saudável tem pouco sabor, percebe pouco de cozinha. Uma salada exótica, uma piza do mar e um crumble de frutos são deliciosos argumentos em contrário.

Salada exótica

PARA 4 PESSOAS

_ 1 papaia
_ 4 rodelas de ananás
_ 1/2 limão
_ 100 g de rebentos de soja
_ 100 g de rebentos de bambu em tiras
_ 1 alface pequena
_ 1/2 couve-roxa
_ 1/2 pimento vermelho
_ Becel Cozinha Líquida
_ Manjericão

Abra a papaia ao meio, retire-lhe as sementes e a pele e corte em quadradinhos. Escorra muito bem as rodelas de ananás, corte em bocadinhos, misture com a papaia e regue com o sumo do limão. Escalde os rebentos de soja e os rebentos de bambu em água quente, durante 1 minuto, e depois coloque-os em água fria durante mais ou menos 1 minuto. Leve ao lume numa frigideira os rebentos com Becel Cozinha líquida e alho em pó e aloure. Lave e corte em juliana fina a alface e a couve-roxa. Corte o pimento vermelho em tiras muito fininhas. Deite os legumes todos numa saladeira, no centro, coloque a papaia e o ananás e polvilhe com o manjericão picado.

Piza do mar

PARA 4 PESSOAS

_ 800 g de tomate maduro
_ 1 cebola roxa
_ 2 dentes de alho
_ 50 g de Becel Cozinha
_ Sal
_ Pimenta
_ Orégãos
_ 200 g de cogumelos
_ 4 bases individuais para piza
_ 1 lata de atum em água
_ 4 fatias de ananás
_ 1 pimento verde
_ 1 dl de natas vegetais magras
_ 200 g de queijo mozarella light ralado

Lave o tomate, dê-lhe um golpe em cruz na base e escalde-o com água a ferver. Tire a pele e as grainhas e corte o tomate em bocadinhos. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho e leve a cozer sobre lume brando com a Becel Cozinha até a cebola estar macia e transparente. Junte o tomate, tempere com uma pitada de sal, pimenta e orégãos, tape o tacho e deixe cozer durante cerca de 15 minutos. Lave muito bem os cogumelos, retire a extremidade do pé e corte-os em lâminas. Junte ao molho de tomate e deixe cozinhar mais 10 minutos. Reserve alguns para guarnecer a piza. Triture o molho e distribua-o pelas quatro bases individuais de piza. Junte o atum previamente escorrido, o ananás em pedacinhos e o pimento em quadradinhos. Distribua tudo pelas pizas. Misture as natas com o queijo mozzarella ralado e deite sobre as pizas. Polvilhe com mais orégãos e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Sirva com salada de alface e cenoura.

Crumble de frutos

PARA 4 PESSOAS

_ 4 peras
_ 4 maçãs
_ 30 g de açúcar amarelo
_ 50 g de tâmaras
_ 1 limão
_ 1 colher de sopa de farinha Maizena
_ 160 g de farinha
_ 50 g amêndoas peladas
_ 60 g de Becel Cozinha

Descasque e corte as peras e as maçãs em pedacinhos e misture com metade do açúcar amarelo e as tâmaras cortadas em tirinhas. Adicione a raspa da casca do limão e o sumo de metade deste. Polvilhe com a farinha Maizena, mexa e deite tudo num recipiente que possa ir ao forno. Misture a farinha com o restante açúcar e metade da amêndoa ralada e trabalhe em areia com a Becel Cozinha. Deite este preparado sobre os frutos, salpique com a restante amêndoa cortada em lâminas e leve a cozer em forno moderado (180º C) durante cerca de 1 hora.