Cabelos 3.0

Alguns elásticos, uns quantos ganchos, um pente e acesso à internet podem levar o seu cabelo mais longe do que imagina. Na net, não faltam apps que ensinam técnicas, segredos e truques para transformar a mais comum das melenas numa cabeleira digna de figurar em revistas. Só precisa de ter confiança, espírito de aventura e coragem de arriscar.

HAIR TUTORIAL

Quando fazemos uma busca na App Store, a Hair Tuto­rial da Iphrack Inc é dos primeiros resultados a surgir. O do­wnload é rápido e gratuito e num instante temos aces­so a centenas de propostas em vídeo, organizadas por temas, para seguir passo a passo: penteados para ca­samentos, para o trabalho, para o dia-a-dia, para a escola, para crianças, para encontros e até ins­pirados em celebridades, entre outros tópicos. Uma outra forma de pesquisa passa pelo botão search, que permite fazer uma busca determinando o tamanho do cabelo, os instrumentos à nossa disposição, o tipo de evento e o estilo pre­tendido. Útil, também, é a função favoritos, que nos possibilita reunir num único lugar os vídeos preferidos, tornando mais simples voltar a eles mais tarde. Os vídeos estão em inglês, mas mes­mo quem não fale a língua percebe facilmente as instruções, bastando copiar os gestos.

À PROVA: Testámos um vídeo simples, de dois minutos, da secção de penteados para o trabalho, e que não requeria nada para além de uma escova, elástico de cabelo e spray. Não tendo o spray, avançámos apenas com a escova e o elástico. As instruções são mesmo simples e só temos de carregar na pausa duas vezes. O resultado não é tão perfeito quanto o do vídeo, mas a culpa será mais da falta de prática do que da app.

HAIRSTYLES FOR GIRLS AND LADIES

Se o que gosta mesmo é de tran­ças, pode pesqui­sar pela Hairstyles for Girls and La­dies. Com mais de 300 tipos de tranças diferentes, organizadas por temas – ida­des a que se destinam, ní­veis de dificuldade ou oca­siões (há um todo dedicado à Guerra dos Tronos!). Neste caso, as instruções não chegam na forma de ví­deo mas em fotografias legendadas, o que torna mais complicado – mas não impossível – seguir o passo a passo se não falar inglês. Também aqui é possível agrupar os penteados favoritos numa secção à parte mas, para além disso, a app conta ainda com um espaço de dicas e conselhos para conhecer e cuidar melhor do cabelo.

À PROVA: Aqui as tranças não se organizam por nível de dificuldade e por isso é a olho que escolhemos uma trança para testar. A trança francesa parece suficientemente complicada para justificar um tutorial, mas não tão complicada como outras propostas que enchem a app. Quem estiver habituada a entrançar o cabelo, provavelmente sair-se-á melhor do que nós: passados cerca de cinco (frustrantes) minutos, desistimos. As instruções em imagens não são tão fáceis de perceber como as instruções em vídeo e a falta de prática não ajuda. Ainda assim, vale pelo desafio: há propostas realmente bonitas e com mais tempo pode tornar-se um bom aliado.

CUTE GIRLS HAIRSTYLES

Outra app que aparece bem classificada é a Cute Girls Hairstyles, dedicada aos cabelos das meninas mais novas. Com cinco fi­lhas para pentear todos os dias, Mindy decidiu come­çar a filmar os momentos em que as penteava, ajudan­do mães (e pais – sim, eles têm uma secção só para eles) de todo o mundo a encontrar inspiração mesmo quando falta tem­po e imaginação, até porque os penteados, asse­gura, podem ser feitos em apenas 5 minutos. To­dos os domingos, a família disponibiliza um novo tutorial, contando já com mais de 200 sugestões. A versão de base, gratuita, inclui o acesso apenas aos dez tutoriais mais recentes, sendo necessá­rio pagar para aceder ao arquivo completo.

À PROVA: Com as crianças na escola, acabamos por escolher uma sugestão DIY – Faça Você Mesmo para meninas mais crescidas. É uma das filhas de Mindy que orienta o tutorial: uma espécie de trança-bandolete, num vídeo com pouco mais de 6 minutos. As instruções são muito fáceis de seguir e, surpreendentemente, a trança faz-se muito facilmente. Mesmo que o resultado final não seja exatamente o mesmo, com treino vai-se lá. E num instante aprendemos um novo penteado, rápido e bastante mais simples do que parece à primeira vista.