OPINIÃO

Leve o SPA para casa

E se decidisse mandar o stress dar uma volta e reclamar mais e melhor tempo para si?

Visto quase como um mal inevitável nos nossos dias, os efeitos do stress no organismo são bem mais graves do que se pensa. A aparência é, normal­mente, a primeira a sofrer: com a subida dos níveis de cortisol (a chamada «hor­mona do stress»), surge o aumento de peso e quebra do colagénio, tornando mais difícil a regeneração da pele – que, assim, se torna mais envelhecida. O acne e a queda de cabelo são outros dos efeitos na aparência bem conhecidos por quem experimenta períodos de stress intenso. Mas existem ainda vários problemas as­sociados a este mal que não conseguimos ver e que podem diminuir seriamente a qualidade de vida, como hipertensão, alergias, infeções causadas por baixa imunidade, depressão, asma, bronquite, enxaquecas e gastrite.
Assim, é fundamental saber reservar tem­po para si: um momento de fuga às pres­sões do dia a dia em que pode aproveitar para cuidar do corpo e da alma e cons­truir uma «armadura» de resistência ao stress.

COMO FAZER EM CASA
Porque não trocar massagens relaxantes em família? O toque intuitivo, com deslizamentos rítmicos e pressões ligeiras, é poderoso no combate à an­siedade, ajudando a minorar tensões musculares.  Só vai precisar de:

» ESPAÇO AQUECIDO além de ninguém gostar de tirar a roupa numa divisão gela­da, o frio é inimigo da descon­tração muscular, pelo que a sala deve estar numa tempera­tura agradável.

» BASE CONFORTÁVEL esqueça a cama, pois forçará as costas de quem massaja. Use o chão ou mesmo uma me­sa robusta e segura, almofada­dos com colchões de campis­mo ou cobertores.

» MANTAS E TOALHAS essenciais para cobrir e manter quentes as zonas corporais não trabalhadas e também para o terapeuta caseiro limpar as mãos sempre que necessite.

» ÓLEO OU CREME  encontra-os com propriedades relaxantes, estimulantes ou re­dutoras das tensões muscula­res. São um bom investimento e usam-se em pouca quantida­de. Se preferir, óleo de amêndo­as doces também serve.

» ILUMINAÇÃO REDUZIDA ajuda ao relaxamento de quem recebe, mas também de quem oferece a massagem. Se gostar, pode acender algumas velas.

» SOSSEGO desligue a televisão e ponha os telemóveis no silêncio, garantindo que o tempo da massagem é de total descanso. Música? Só se for relaxante e baixinha.

NM1130_spa04_rosto

ROSTO
1. Gift set Ayurveda da Rituals, 27,50 euros.
2. Massajador de madeira da Tiger, 1 euro.
3. Pastilhas de banho efervescentes  Advanced Essential Energy – Revitalizing Bath Tablets, da Shiseido, caixa de 10 unidades, 28,90 euros na Perfumaria Online.
4. Huile Relax da Clarins, 41,50 euros, na Perfumes & Companhia.

NM1130_spa02_rosto

ROSTO
1. Máscara Eclat Express com argila vermelha da Sisley, 74,70 euros, na Perfumes & Companhia.
2. Massajador de vibrações sónicas para limpeza de rosto Clarisonic (Clarisonic Mia, 149 euros) ou rosto e corpo (Clarisonic Plus, 225 euros), na Sephora.
3. Sauna facial Grundig FS4820, 39,56 euros, na Pixmania.
4. Cremes Aqualia Thermal Day Spa e Aqualia Thermal Night Spa da Vichy, 28 euros cada.

NM1130_spa02zen_zen

MODO ZEN
1. Bule de porcelana da Tiger, 10 euros.
2. Vela Jasmine Dream da Rituals, 17,50 euros.
3. CD Chill Out da Zara Home, 15,99 euros
4. Wake-up light da Phillips, 99 euros, na Pixmania.
5. Difusor aromático Five-senses Sha da Puzhen, com ligação a MP3 e LED para cromoterapia, 286 euros.
6. Velas flutuantes Fenomen da IKEA, caixa de 24, 2,99 euros.
7. Kimono de cetim H&M, 19,95 euros.

NM1130_spa01_pes

PÉS
1. Creme para pés nutritivo de Açai NativaSpa da Boticário, 6,99 euros.
2. Esfoliante para pés Yogi Secret da Rituals, 11,50 euros.
3. Massajador de pés AEG, 32,99 euros, na Worten.
4. Massajador de pés Homemedics Shiatsu, 89,99 euros, na Worten.

Laura Patrício
Fotografia: Corbis