Há mar e mar

O SABOR FRESCO DO MARISCO em ligações inesperadas, sejam os pickles de cereja aromatizados com especiarias, os cogumelos shiitake ou a laranja com farofa de cacau, que combinam em perfeita harmonia com a época estival. Pela mão do chef Luís Espadana (da Cervejaria da Esquina, Rua Correia Teles, 56, Lisboa), uma forma criativa e bem bonita, que os olhos também comem, de saborearmos o que o mar nos dá.

SAPATEIRA, SHIITAKE, TOSTAS E FLORES
4 PESSOAS

240 g de sapateira preparada
160 g de cogumelos shiitake
4 tostas de pão de trigo
12 flores
Azeite virgem extra
Sal
Pimenta preta de moinho

Salteie os shiitake em azeite e tempere com sal. Num prato, disponha a sapateira e as tostas partidas, sobreponha os cogumelos e decore com as flores. Por fim, tempere com azeite e pimenta preta.

VIEIRAS MARINADAS COM LARANJA E FAROFA DE CACAU
4 PESSOAS

8 vieiras laminadas
12 gomos de laranja
Rebentos de manjericão
Sal marinho tradicional
Azeite virgem extra
Pimenta preta de moinho

Farofa
100 g de sementes de cacau torradas
100 g de farinha de mandioca torrada
30 g de manteiga
Sal marinho tradicional

Para a farofa: aqueça a manteiga, junte a farinha de mandioca, as sementes de cacau picadas e tempere com sal. Disponha as vieiras num prato, junte a laranja e tempere com azeite, sal e pimenta. Junte a farofa e os rebentos de manjericão. Nota: à falta das sementes de cacau, use cacau em pó na quantidade indicada na receita.

nm1154_marisco01

OSTRA, PICKLES DE CEREJA E AMÊNDOAS TORRADAS
4 PESSOAS

4 ostras
35 g de amêndoas torradas picadas

Pickles de cereja
200 g de cereja descaroçada
30 g de açúcar
1 dl de vinagre
Sal marinho tradicional
1 colher de café de coentros em grão
1 colher de café de pimenta-da-jamaica
1 colher de café de cravinho

Para os pickles de cereja: asse a cereja descaroçada e core em forno a 150º C, durante 20 minutos. Escorra o sumo para uma panela, junte o açúcar e as especiarias. Deixe ferver até atingir a textura de uma geleia. Junte o vinagre e tempere com sal. Adicione as cerejas e reserve. Abra as ostras, disponha os pickles de cereja e as amêndoas picadas.