OPINIÃO

A moda é dos Buraka Som Sistema

Eles ditam as tendências.

Eles são o produto das misturas que compõem o mundo urbano e ditam as tendências. Por isso convidámo-los para uma produção de moda. «From Buraka to the world…»

Há oito anos, os Buraka Som Sistema apresentavam-se ao mundo com o lema «From Buraka to the World», mostrando ao mundo do que era feita a sua versão do kuduro. Mas hoje o grupo inicia uma nova etapa no seu percurso. Em todos estes anos, a banda já percorreu, literalmente, meio mundo, da Venezuela a Angola, passando pelos Estados Unidos, Brasil, Índia, Reino Unido ou Alemanha, e a sua música reflete precisamente todos estes mundos que foram integrados no universo Buraka.

O álbum que lançam amanhã, dia 23, intitulado apenas Buraka, espelha isso mesmo. Hoje, os cinco músicos já não são apenas de Lisboa e o kuduro é só um dos muitos ingredientes a que recorrem no seu processo criativo. Neste novo disco vão beber a alguns dos ritmos urbanos do resto do mundo reinventando-os para criar uma nova música, só deles, só dos Buraka. O convite ao artista plástico Vhils para a criação do vídeo do single Stoopid tem que ver com esta ideia cosmopolita. Afinal, o graffiter escultor é um dos artistas portugueses mais globalizados da atualidade.

A prova de que o mundo hoje é dos Buraka Som Sistema são os concertos já com datas marcadas, até setembro, para França, Holanda, Noruega, Bélgica, Austrália ou Croácia.

DA ESQUERDA PARA A DIREITA:

KALAF
T-SHIRT REST OF THE WORLD 35 EUROS;
BERMUDAS RIP CURL 49,99 EUROS  NA SPORTZONE;
RELÓGIO G-SHOCK CASIO;
TÉNIS NIKE

BRANKO
T-SHIRT REST OF THE WORLD 35 EUROS;
CALÇAS QUICKSILVER 69,95 EUROS NA SPORTZONE;
TÉNIS NIKE 140 EUROS;
RELÓGIO G-SHOCK CASIO;
COLAR DE PRODUÇÃO

BLAYA
TOP DOONE 14,99 EUROS NA SPORTZONE;
CALÇÃO DOONE 15,99 EUROS NA SPORTZONE;
TÉNIS BOTA NIKE 140 EUROS

RUI PITÉ
BLUSÃO NIKE;
T-SHIRT NIKE 24,99 EUROS NA SPORTZONE;
BERMUDAS SUPREME BEING;
TÉNIS NIKE 110 EUROS;
COLAR AMBUSH

ANDRO
T-SHIRT PUMA 28,99 EUROS NA SPORTZONE;
BERMUDA BILLABONG 49,99 EUROS NA SPORTZONE;
BONÉ 9FORTY 14,99 EUROS;
TÉNIS NIKE 106 EUROS

João Moço
Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens